Sob o signo da inclusão: as faces do preconceito na sociedade contemporânea significadas pelo deficiente mental

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível técnico
Data
2000/2001
Título do Períodico
Temas em Educação e Saúde
ISSN
2526-3471
Página(s)/e-location
69-84
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
3
Resumo
This article discusses the manifestation of the preconception against the feeble minded people on the contemporary society, sticking out the expression of preconception emerged during the process of social inclusion with these people, in educational and professional place. Following the sequence when using a clinic experience from a thetapeutc clinic group constituted of a feeble minded teenagers, emphasizing the way that they are understanding and assimilating the preconception that they suffer having a negation defensive attitude of the deficiency or for an active behavior of revindication for a equal treatment. At last, alternatives are pointed out to facilitate the purpose of inclusion and to help the feeble minded people to work out the manifestation of preconception wich they are victimins.

Este artículo discute las manifestaciones de prejuicio contra las personas con discapacidad intelectual en la sociedad contemporánea, enfatizando las expresiones de prejuicio que surgen durante el proceso de inclusión social de estas personas en el medio educativo y profesional. A continuación, destaca, a través de una viñeta clínica de un grupo terapéutico formado por adolescentes con discapacidad mental, cómo están comprendiendo y asimilando el prejuicio al que son sometidos, ya sea mediante una actitud defensiva de negación de la discapacidad o una actitud activa de reclamo de igualdad de trato. Al final, se señalan alternativas para viabilizar propuestas de inclusión y ayudar a las personas con discapacidad intelectual a elaborar las manifestaciones de prejuicio de las que son víctimas.

O presente artigo discute as manifestações de preconceito com relação aos portadores de deficiência mental na sociedade contemporânea, enfatizando as expressões de preconceito surgidas durante o processo de inclusão social destes indivíduos, no meio educacional e profissional. Destaca na sequência, por intermédio de uma vinheta clínica oriunda de um grupo terapêutico constituído por adolescentes deficientes mentais, a forma como eles estão compreendendo e assimilando o preconceito do qual são alvo, seja por uma atitude defensiva de negação da deficiência ou por um posicionamento ativo de reivindicação de um tratamento igualitário. Na finalização, são apontadas alternativas para viabilizar as propostas de inclusão e auxiliar os portadores de deficiência mental a elaborarem as manifestações de preconceito de que são vitímas.
Descrição
Palavras-chave
Inclusion, Preconception, Mental deficiency, Inclusión, Prejuicio, Deficiencia mental, Inclusão, Preconceito, Deficiência mental
Citação
ABRÃO, Jorge Luís Ferreira; FERNANDES, Fabiana Gatti. Sob o signo da inclusão: as faces do preconceito na sociedade contemporânea significadas pelo deficiente mental. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v.3, p. 69-84. 2000/2001. https://doi.org/10.26673/tes.v3i0.9866. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/tes/article/view/9866/6531. Acesso: 2021-07-14