A dermatoglifia na educação física escolar e sua relação com o esporte e a saúde: um estudo de caso no estado de Mato Grosso do Sul

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível técnico
Data
2018
ORCID
Título do Períodico
Temas em Educação e Saúde
ISSN
2526-3471
Página(s)/e-location
229-241
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
14
2
jul./dez.
Resumo
This article aims to describe the prevalence of dermopapillary ridges in a 9th grade class with regard to the study of dermatoglyphics, relating it to health and sport in Physical Education classes at school. Dermatoglyphics is a physical assessment tool that can be a proposal for application in the educational environment. The research was conducted in a public school in the municipality of Coronel Sapucaia - Mato Grosso do Sul in 2017. Fingerprints were collected from 31 students, 10 males and 21 females, using an inking roller, platelets, paint for fingerprint collection and A4 bond sheet. The results showed the prevalence of loops in both sexes, therefore, the subjects have speed and explosion, being able to practice athletics, for example. It is possible to observe the fingerprints of the fingers of the hands and correlate with potentials for biophysical abilities, such as strength, speed, motor coordination and endurance, and combining genotype and phenotype expands the possibilities of referral regarding talent orientation, sports training planning , physical preparation and exercise prescription in health promotion and the like. Therefore, it is concluded that the school Physical Education professional has a fundamental role in the biomotor development of students, contributing to the improvement of their physical skills and health promotion.

Este artículo tiene como objetivo describir la prevalencia de las crestas dermopapilares en una clase de 9º grado con respecto al estudio de los dermatoglifos, relacionándola con la salud y el deporte en las clases de Educación Física en la escuela. Los dermatoglifos son una herramienta de evaluación física que puede ser una propuesta de aplicación en el ámbito educativo. La investigación se llevó a cabo en una escuela pública del municipio de Coronel Sapucaia - Mato Grosso do Sul en 2017. Se recolectaron huellas dactilares de 31 estudiantes, 10 hombres y 21 mujeres, utilizando un rodillo entintador, plaquetas, pintura para recolección de huellas dactilares y hoja bond A4. . Los resultados mostraron la prevalencia de bucles en ambos sexos, por lo tanto, los sujetos tienen velocidad y explosión, pudiendo practicar atletismo, por ejemplo. Es posible observar las huellas dactilares de los dedos de las manos y correlacionarlas con potenciales de habilidades biofísicas, como fuerza, velocidad, coordinación motora y resistencia, y la combinación de genotipo y fenotipo amplía las posibilidades de derivación con respecto a la orientación del talento, la planificación del entrenamiento deportivo, prescripción de preparación física y ejercicio en promoción de la salud y afines. Por tanto, se concluye que el profesional de Educación Física escolar tiene un papel fundamental en el desarrollo biomotor de los estudiantes, contribuyendo a la mejora de sus habilidades físicas y promoción de la salud.

Este artigo objetiva descrever a prevalência das cristas dermopapilares de uma turma de 9º ano no que se refere ao estudo da dermatoglifia, relacionando-a com a saúde e o esporte nas aulas de Educação Física escolar. A dermatoglifia é um instrumento de avaliação física e que pode ser uma proposta de aplicação no ambiente educativo. A pesquisa foi feita em uma escola pública no município de Coronel Sapucaia – Mato Grosso do Sul no ano de 2017. Foram coletadas impressões digitais de 31estudantes, sendo 10 do sexo masculino e 21 do sexo feminino, utilizando rolo de entintamento, plaquetas, tinta para coleta de impressões digitais e folha sulfite A4. Os resultados apontaram a prevalência de presilha em ambos os sexos, portanto, os sujeitos possuem velocidade e explosão, podendo praticar o atletismo, por exemplo. É possível observar as impressões digitais dos dedos das mãos e correlacionar com potencialidades para as capacidades biofísicas, como força, velocidade, coordenação motora e resistência e aliar genótipo e fenótipo amplia as possibilidades de encaminhamento no que tange a orientação de talentos, planejamento do treinamento desportivo, preparação física e prescrição de exercícios na promoção de saúde e afins. Logo, conclui-se que o profissional de Educação Física escolar tem um papel fundamental no desenvolvimento biomotor dos estudantes, contribuindo para o aprimoramento de suas valências físicas e promoção da saúde.
Descrição
Palavras-chave
Exercise, Quality of life, Elderly, Ejercicio, Calidad de vida, Anciano, Dermatoglifia, Educação física escolar, Esporte, Saúde
Citação
SOUSA, Ana Paula Moreira de; RIZZO, Deyvid Tenner de Souza; SILVA, Vanilda Espindola da. A dermatoglifia na educação física escolar e sua relação com o esporte e a saúde: um estudo de caso no estado de Mato Grosso do Sul. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v.14, n. 2, p. 229-241, jul./dez. 2018. https://doi.org/10.26673/tes.v14i2.11812. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/11812/7837. Acesso: 2021-07-14