Representações sociais de inovação pedagógica por professores da educação básica
Tipo
Artigo
Classficação
Nível técnico
Data
2018
Título do Períodico
Temas em Educação e Saúde
ISSN
2526-3471
Página(s)/e-location
98-120
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
14
1
jan./jun.
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Coleções
Resumo
Legislation and public policies for Education, rather than opening the space for innovation in pedagogical practices, places it as a primary factor for the improvement in Education in Brazil. However, one cannot speak of innovation in this field, without looking at the teacher, who is fundamental in this field. Having the teacher as a fundamental agent in Education, it is necessary to be attentive to their professional practice. The literature points to a gap between what is said about innovation and what is actually done by teachers. In general, there is a desire to innovate, but this does not appear in teaching practices. Thus, discourses sustain ideas that are incompatible with educational contexts, generating an abyss between what is sought and what is realized. The objective of this study was to investigate with the teachers of Basic Education, the social representations regarding Pedagogical Innovation. The research was carried out taking the procedural approach of Theory of Social Representations, as a theoretical-methodological reference. Ten Basic Education teachers contributed to the research. Semi-structured interviews and non-participant observation were used, interviews were analyzed using the Argumentative Strategy Model (MEA). It was verified that their representations are aimed at: change, improve, and differentiate and novelty and anchor themselves in: new technologies and constructivism, elements from their initial formation. It was concluded that the participating subjects see Pedagogical Innovation as something external to themselves and sometimes distant. They relate the term to technology, do not perceive themselves as subjects that promote innovation and present several obstacles to an innovative pedagogical practice.
La legislación y las políticas públicas para la Educación, mucho más que abrir el espacio para la innovación en las prácticas pedagógicas, la colocan como un factor clave para el mejoramiento de la Educación en Brasil. Sin embargo, no se puede hablar de innovación en este campo sin mirar al docente, que es fundamental en este campo. Teniendo al docente como agente fundamental en Educación, es importante estar atento a su práctica profesional. La literatura apunta a una brecha entre lo que se dice sobre la innovación y lo que realmente hacen los profesores. En general, existe el deseo de innovar, pero esto no aparece en las prácticas docentes. Así, los discursos apoyan ideas incompatibles con los contextos educativos, creando un abismo entre lo que se desea y lo que se logra. El objetivo de este estudio fue investigar, junto con docentes de Educación Básica, las representaciones sociales en torno a la Innovación Pedagógica. La investigación se realizó utilizando el enfoque procedimental de la Teoría de las Representaciones Sociales, como marco teórico-metodológico. Diez profesores de Educación Básica contribuyeron a la investigación. Se utilizaron entrevistas semiestructuradas y observación no participante, las entrevistas se analizaron utilizando el Modelo de Estrategia Argumentativa (MEA). Se constató que sus representaciones están orientadas a: cambiar, mejorar, diferenciar y novedar y están ancladas en: nuevas tecnologías y constructivismo, elementos derivados de su formación inicial. Se concluyó que los sujetos participantes ven la Innovación Pedagógica como algo externo a ellos y, en ocasiones, distante. Relacionan el término con la tecnología, no se perciben como sujetos promotores de la innovación y presentan varios obstáculos para una práctica pedagógica innovadora.
A legislação e as políticas públicas para a Educação, bem mais que abrir o espaço para a inovação em práticas pedagógicas, a coloca como um fator primordial para a melhoria na Educação no Brasil. Entretanto, não se pode falar em inovação nesse campo, sem olhar para o professor, que é fundamental nesse campo. Tendo o docente como agente fundamental na Educação, cabe estar atento à sua prática profissional. A literatura aponta uma lacuna entre o que se fala sobre inovação e o que de fato é feito pelos professores. De modo geral, há um desejo de inovar, mas isso não aparece nas práticas docentes. Assim, os discursos sustentam ideias que são incompatíveis com os contextos educacionais, gerando um abismo entre o que se almeja e o que se realiza. O objetivo desse estudo foi investigar junto aos professores da Educação Básica, as representações sociais a respeito de Inovação Pedagógica. A pesquisa foi realizada tendo a abordagem processual da Teoria das Representações Sociais, como referencial teórico-metodológico. Dez professores da Educação Básica contribuíram para a pesquisa. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e observação não participante, as entrevistas foram analisadas com a utilização do Modelo da Estratégia Argumentativa (MEA). Verificou-se que suas representações se objetivam em: mudar, melhorar, diferenciar e novidade e se ancoram em: novas tecnologias e construtivismo, elementos oriundos de sua formação inicial. Concluiu-se que os sujeitos participantes veem Inovação Pedagógica como algo externo a si e, por vezes, distante. Relacionam o termo à tecnologia, não se percebem como sujeitos promotores da inovação e apresentam vários entraves a uma prática pedagógica inovadora.
La legislación y las políticas públicas para la Educación, mucho más que abrir el espacio para la innovación en las prácticas pedagógicas, la colocan como un factor clave para el mejoramiento de la Educación en Brasil. Sin embargo, no se puede hablar de innovación en este campo sin mirar al docente, que es fundamental en este campo. Teniendo al docente como agente fundamental en Educación, es importante estar atento a su práctica profesional. La literatura apunta a una brecha entre lo que se dice sobre la innovación y lo que realmente hacen los profesores. En general, existe el deseo de innovar, pero esto no aparece en las prácticas docentes. Así, los discursos apoyan ideas incompatibles con los contextos educativos, creando un abismo entre lo que se desea y lo que se logra. El objetivo de este estudio fue investigar, junto con docentes de Educación Básica, las representaciones sociales en torno a la Innovación Pedagógica. La investigación se realizó utilizando el enfoque procedimental de la Teoría de las Representaciones Sociales, como marco teórico-metodológico. Diez profesores de Educación Básica contribuyeron a la investigación. Se utilizaron entrevistas semiestructuradas y observación no participante, las entrevistas se analizaron utilizando el Modelo de Estrategia Argumentativa (MEA). Se constató que sus representaciones están orientadas a: cambiar, mejorar, diferenciar y novedar y están ancladas en: nuevas tecnologías y constructivismo, elementos derivados de su formación inicial. Se concluyó que los sujetos participantes ven la Innovación Pedagógica como algo externo a ellos y, en ocasiones, distante. Relacionan el término con la tecnología, no se perciben como sujetos promotores de la innovación y presentan varios obstáculos para una práctica pedagógica innovadora.
A legislação e as políticas públicas para a Educação, bem mais que abrir o espaço para a inovação em práticas pedagógicas, a coloca como um fator primordial para a melhoria na Educação no Brasil. Entretanto, não se pode falar em inovação nesse campo, sem olhar para o professor, que é fundamental nesse campo. Tendo o docente como agente fundamental na Educação, cabe estar atento à sua prática profissional. A literatura aponta uma lacuna entre o que se fala sobre inovação e o que de fato é feito pelos professores. De modo geral, há um desejo de inovar, mas isso não aparece nas práticas docentes. Assim, os discursos sustentam ideias que são incompatíveis com os contextos educacionais, gerando um abismo entre o que se almeja e o que se realiza. O objetivo desse estudo foi investigar junto aos professores da Educação Básica, as representações sociais a respeito de Inovação Pedagógica. A pesquisa foi realizada tendo a abordagem processual da Teoria das Representações Sociais, como referencial teórico-metodológico. Dez professores da Educação Básica contribuíram para a pesquisa. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e observação não participante, as entrevistas foram analisadas com a utilização do Modelo da Estratégia Argumentativa (MEA). Verificou-se que suas representações se objetivam em: mudar, melhorar, diferenciar e novidade e se ancoram em: novas tecnologias e construtivismo, elementos oriundos de sua formação inicial. Concluiu-se que os sujeitos participantes veem Inovação Pedagógica como algo externo a si e, por vezes, distante. Relacionam o termo à tecnologia, não se percebem como sujeitos promotores da inovação e apresentam vários entraves a uma prática pedagógica inovadora.
Descrição
Palavras-chave
Social representations, Pedagogical innovation, Teaching practices, Basic education, Representaciones sociales, Innovación pedagógica, Prácticas docentes, Educación básica, Representações sociais, Inovação pedagógica, Práticas docentes, Educação básica
Citação
DOMINGOS, Silvio Duarte; CASTRO, Monica Rabello de. Representações sociais de inovação pedagógica por professores da educação básica. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v.14, n. 1, p. 98-120, jan./jun. 2018. https://doi.org/10.26673/rtes.v14.n1.2018.11206. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/11206/7410. Acesso: 2021-07-14