O saber/conhecimento: campos epistêmicos
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível epistemológico
Data
2018
Título do Períodico
Temas em Educação e Saúde
ISSN
2526-3471
Página(s)/e-location
62-81
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
14
1
jan./jun.
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Coleções
Resumo
To deal with the nature of knowledge is to understand that historically there have been reflections about it is complexity. The historicity of knowledge is unfolded in epistemological theories that expand the possibilities of operating with a certain type of knowledge, according to its object of study, and consequently, the scientific method legitimates certain knowledge. Thus, the reflection that is intended to do justice to the epistemic bases of knowledge, from the positivist/empiricist method to complex thinking, that is, historically, knowledge is expanded through its methods and domains, depending on the subjectivity of the subject in relation to its object, treating it objectively. In this sense, the thesis that supports this reflection is the disciplinarity of knowledge.
Abordar la naturaleza del conocimiento es entender que históricamente se han producido reflexiones sobre su complejidad. La historicidad del conocimiento se despliega en teorías epistemológicas que amplían las posibilidades de operar con un determinado tipo de conocimiento, según su objeto de estudio, y, en consecuencia, el método científico legitima ciertos conocimientos. Así, la reflexión pretendida está a la altura de las bases epistémicas del conocimiento, desde el método positivista / empirista hasta el pensamiento complejo, es decir, históricamente el conocimiento se expande a través de sus métodos y dominios, dependiendo de la subjetividad del sujeto en relación a su objeto. , tratándolo objetivamente. En este sentido, la tesis que sustenta esta reflexión es la disciplinariedad del conocimiento.
Tratar da natureza do conhecimento é entender que historicamente vem sendo produzidas reflexões acerca da sua complexidade. A historicidade do conhecimento é desdobrada em teorias epistemológicas que ampliam as possibilidades de se operar com determinado tipo de conhecimento, conforme seu objeto de estudo, e, consequentemente, o método científico legitima determinado conhecimento. Assim, a reflexão que se pretende realizar faz jus às bases epistêmicas do conhecimento, desde o método positivista/empirista ao pensamento complexo, ou seja, historicamente o conhecimento se amplia por meio de seus métodos e domínios, a depender da subjetividade do sujeito em relação ao seu objeto, tratando-o objetivamente. Neste sentido, a tese que subsidia esta reflexão é a disciplinaridade do conhecimento.
Abordar la naturaleza del conocimiento es entender que históricamente se han producido reflexiones sobre su complejidad. La historicidad del conocimiento se despliega en teorías epistemológicas que amplían las posibilidades de operar con un determinado tipo de conocimiento, según su objeto de estudio, y, en consecuencia, el método científico legitima ciertos conocimientos. Así, la reflexión pretendida está a la altura de las bases epistémicas del conocimiento, desde el método positivista / empirista hasta el pensamiento complejo, es decir, históricamente el conocimiento se expande a través de sus métodos y dominios, dependiendo de la subjetividad del sujeto en relación a su objeto. , tratándolo objetivamente. En este sentido, la tesis que sustenta esta reflexión es la disciplinariedad del conocimiento.
Tratar da natureza do conhecimento é entender que historicamente vem sendo produzidas reflexões acerca da sua complexidade. A historicidade do conhecimento é desdobrada em teorias epistemológicas que ampliam as possibilidades de se operar com determinado tipo de conhecimento, conforme seu objeto de estudo, e, consequentemente, o método científico legitima determinado conhecimento. Assim, a reflexão que se pretende realizar faz jus às bases epistêmicas do conhecimento, desde o método positivista/empirista ao pensamento complexo, ou seja, historicamente o conhecimento se amplia por meio de seus métodos e domínios, a depender da subjetividade do sujeito em relação ao seu objeto, tratando-o objetivamente. Neste sentido, a tese que subsidia esta reflexão é a disciplinaridade do conhecimento.
Descrição
Palavras-chave
Knowledge, Knowledge, Epistemology, Complexity, Conocimiento, Conocimiento, Epistemología, Complejidad, Saber, Conhecimento, Epistemologia, Complexidade
Citação
MELO, Maria Aparecida Vieira de; JOÃO CARLOS, Erenildo. O saber/conhecimento: campos epistêmicos. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v.14, n. 1, p. 62-81, jan./jun. 2018. https://doi.org/10.26673/rtes.v14.n1.2018.10803. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/10803/7408. Acesso: 2021-07-14