Educação Empreendedora: práticas educativas para dinamizar a ascensão pessoal e profissional dos alunos
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível técnico
Data
2017
ORCID
Título do Períodico
Temas em Educação e Saúde
ISSN
2526-3471
Página(s)/e-location
147-163
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
13
1
jan./jun.
13
1
jan./jun.
Coleções
Resumo
In the past, business creation was a matter for adults, but today young people also think of their own business as a career choice. Faced with this, schools, especially primary and secondary schools, need to reflect on educational practices that dynamize entrepreneurship to support the personal and professional advancement of learners. In this context, this article presents, through bibliographical, documentary and analytical-descriptive research, a proposal with objectives, contents and teaching strategies, to dynamize the entrepreneurial education in school environments. It is hoped, therefore, to provide subsidies to support the didactic planning of schools with an interest in this subject, especially those that want new challenges to provide people with new knowledge.
En el pasado, la creación de empresas era un asunto de adultos, pero hoy los jóvenes también piensan en sus propios negocios como una opción de carrera. Ante esto, las escuelas, especialmente las escuelas primarias y secundarias, necesitan reflexionar sobre prácticas educativas que incentiven el emprendimiento para apoyar el ascenso personal y profesional de los estudiantes. En este contexto, este artículo presenta, a través de una investigación bibliográfica, documental y analítico-descriptiva, una propuesta con objetivos, contenidos y estrategias didácticas, para impulsar la educación emprendedora en los entornos escolares. Se espera, con ello, la provisión de subsidios para apoyar la planificación didáctica de las escuelas interesadas en esta temática, especialmente aquellas que quieren nuevos desafíos para brindar a las personas nuevos conocimientos.
No passado, a criação de empresas era assunto para adultos, mas hoje os jovens também pensam em negócios próprios como opção de carreira. Diante disso, as escolas, principalmente de ensinos fundamental e médio, precisam refletir sobre práticas educativas que dinamizam o empreendedorismo para apoiar a ascensão pessoal e profissional dos educandos. Nesse contexto, esse artigo apresenta, por meio de pesquisas bibliográfica, documental e analítico-descritiva, uma proposta com objetivos, conteúdos e estratégias de ensino, para dinamizar a educação empreendedora nos ambientes escolares. Espera-se, com isso, o fornecimento de subsídios para alicerçar o planejamento didático das escolas com interesse nessa temática, principalmente das que querem novos desafios para prover as pessoas de novos saberes.
En el pasado, la creación de empresas era un asunto de adultos, pero hoy los jóvenes también piensan en sus propios negocios como una opción de carrera. Ante esto, las escuelas, especialmente las escuelas primarias y secundarias, necesitan reflexionar sobre prácticas educativas que incentiven el emprendimiento para apoyar el ascenso personal y profesional de los estudiantes. En este contexto, este artículo presenta, a través de una investigación bibliográfica, documental y analítico-descriptiva, una propuesta con objetivos, contenidos y estrategias didácticas, para impulsar la educación emprendedora en los entornos escolares. Se espera, con ello, la provisión de subsidios para apoyar la planificación didáctica de las escuelas interesadas en esta temática, especialmente aquellas que quieren nuevos desafíos para brindar a las personas nuevos conocimientos.
No passado, a criação de empresas era assunto para adultos, mas hoje os jovens também pensam em negócios próprios como opção de carreira. Diante disso, as escolas, principalmente de ensinos fundamental e médio, precisam refletir sobre práticas educativas que dinamizam o empreendedorismo para apoiar a ascensão pessoal e profissional dos educandos. Nesse contexto, esse artigo apresenta, por meio de pesquisas bibliográfica, documental e analítico-descritiva, uma proposta com objetivos, conteúdos e estratégias de ensino, para dinamizar a educação empreendedora nos ambientes escolares. Espera-se, com isso, o fornecimento de subsídios para alicerçar o planejamento didático das escolas com interesse nessa temática, principalmente das que querem novos desafios para prover as pessoas de novos saberes.
Descrição
Palavras-chave
Entrepreneurship, Entrepreneurial education, Young, Educational practices, Emprendimiento, Educación emprendedora, Juventud, Prácticas educativas, Empreendedorismo, Educação empreendedora, Jovens, Práticas educativas
Citação
REINA, Fábio Tadeu; SANTOS, Roberto Augusto dos. Educação Empreendedora: práticas educativas para dinamizar a ascensão pessoal e profissional dos alunos. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v.13, n. 1, p. 147-163, jan./jun. 2017. https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.10.9592. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/tes/article/view/9592/6848. Acesso: 2021-07-14