Gerencialismo e avaliação de políticas de formação docente: a força dos indicadores socialmente referenciados
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível técnico
Data
2017
ORCID
Título do Períodico
Temas em Educação e Saúde
ISSN
2526-3471
Página(s)/e-location
286-300
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
13
2
jul./dez.
13
2
jul./dez.
Coleções
Resumo
This paper presents, in a comprehensive way, the theoretical and methodological options of an alternative evaluation experience in the area of teacher training with the use of methodologies and characteristics distinct from the hegemonic proposals developed within the scope of the Brazilian State, now. It seeks to reflect on research challenges in the field of public policies, problematizing possibilities of rupture with the managerialism ideology, which promotes methodological rigidity, through technical and pragmatic evaluation indicators. The study questions the possibilities of escaping productivity indicators in the evaluation of public policies of teacher education, without losing the necessary rigor in the evaluation.
El trabajo presenta, de manera integral, las opciones teórico-metodológicas de una experiencia alternativa de evaluación en el área de la formación docente con el uso de metodologías y características diferentes a las propuestas hegemónicas desarrolladas en el ámbito del Estado brasileño, en el momento actual. Busca reflexionar sobre los desafíos de la investigación en el campo de las políticas públicas, problematizando las posibilidades de ruptura con la ideología gerencial, que promueve la rigidez metodológica, a través de indicadores de evaluación técnicos y pragmáticos. El estudio cuestiona las posibilidades de evadir indicadores de productividad en la evaluación de políticas públicas para la formación docente, sin perder el rigor necesario en la evaluación.
O trabalho apresenta, de forma abrangente, as opções teórico-metodológicas de uma experiência alternativa de avaliação na área de formação docente com o uso de metodologias e características distintas das propostas hegemônicas desenvolvidas no âmbito do Estado brasileiro, no atual momento. Busca-se refletir sobre desafios da investigação no campo das políticas públicas, problematizando possibilidades de ruptura com a ideologia gerencialista, que promove rigidez metodológica, por meio de indicadores de avaliação tecnicistas e pragmáticos. O estudo questiona as possibilidades de se fugir dos indicadores de produtividade em avaliação de políticas públicas de formação docente, sem perder o necessário rigor na avaliação.
El trabajo presenta, de manera integral, las opciones teórico-metodológicas de una experiencia alternativa de evaluación en el área de la formación docente con el uso de metodologías y características diferentes a las propuestas hegemónicas desarrolladas en el ámbito del Estado brasileño, en el momento actual. Busca reflexionar sobre los desafíos de la investigación en el campo de las políticas públicas, problematizando las posibilidades de ruptura con la ideología gerencial, que promueve la rigidez metodológica, a través de indicadores de evaluación técnicos y pragmáticos. El estudio cuestiona las posibilidades de evadir indicadores de productividad en la evaluación de políticas públicas para la formación docente, sin perder el rigor necesario en la evaluación.
O trabalho apresenta, de forma abrangente, as opções teórico-metodológicas de uma experiência alternativa de avaliação na área de formação docente com o uso de metodologias e características distintas das propostas hegemônicas desenvolvidas no âmbito do Estado brasileiro, no atual momento. Busca-se refletir sobre desafios da investigação no campo das políticas públicas, problematizando possibilidades de ruptura com a ideologia gerencialista, que promove rigidez metodológica, por meio de indicadores de avaliação tecnicistas e pragmáticos. O estudo questiona as possibilidades de se fugir dos indicadores de produtividade em avaliação de políticas públicas de formação docente, sem perder o necessário rigor na avaliação.
Descrição
Palavras-chave
Evaluation of Public Policies, Teacher training, Managerialism, Evaluación de políticas públicas, Formación docente, Gestión, Avaliação de políticas públicas, Formação docente, Gerencialismo
Citação
BONFIM, Maria Inês; GOULART, Valéria Morgana. Gerencialismo e avaliação de políticas de formação docente: a força dos indicadores socialmente referenciados. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v.13, n. 2, p. 286-300, jul./dez. 2017. https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.10677. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/tes/article/view/10677/6918. Acesso: 2021-07-14