Crianças, dispositivos móveis e aprendizagens formais e informais
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível técnico
Data
2018
Autores
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
ETD - Educação Temática Digital
ISSN
1676-2592
Página(s)/e-location
66-80
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
20
1
jan./mar.
20
1
jan./mar.
Coleções
Resumo
The changes in places that children occupy in society, its forms of socialization and its ludical and cultural practices contribute to the construction of new ways of learning, increasingly mediated by the use of mobile devices that trigger the emergence of new methodologies and spaces formation. Accordingly, we developed a qualitative research with children on multiliteracies practices and formal and informal learning in the digital culture in order to identify and strengthen the dialogue between the school and cultural contexts with the application of the methodology of Situated Learning Episodes SLE. The research involved observations, educational interventions, interviews and focus groups with children of different age groups in two public schools in Florianópolis, SC/Brazil, between 2014-2015. Partial analyzes reveal that the media practices of children with mobile devices out of school, when articulated to the media and educational proposals, can trigger significant learning and move the protagonism of the devices for new possibilities of child authorship. Practices that challenge those working with education and challenge to think of new forms of mediation before the contours of this new cultural landscape. In this text we discussed the theoritical framework of the relationship between children, mobile devices and learning, the research methodology focusing in the strategy ‘learning by doing’, some narratives about the episodes and the considerations on students' practices with mobile devices.
Los cambios en los lugares de los niños en la sociedad, sus formas de socialización y sus prácticas recreativas y culturales contribuyen a la construcción de nuevas formas de aprendizaje, cada vez más mediadas por el uso de dispositivos móviles que desencadenan nuevas metodologías y espacios de formación. En consecuencia, hemos desarrollado una investigación cualitativa con los niños en las prácticas de multialfabetizaciones y el aprendizaje formal e informal en la cultura digital con el fin de identificar y fortalecer el diálogo entre la escuela y los contextos culturales desde la metodología de aprendizaje Episodios de Aprendizaje Situado (EAS). La investigación envolve observaciones participativas, intervenciones educativas, entrevistas y grupos focales con niños de diferentes grupos de edad en dos escuelas públicas en Florianópolis, SC/Brasil, entre 2014-2015. Análisis parciales revelan que las practicas culturales de los niños con dispositivos móviles fuera de la escuela, cuando articuladas con propuestas educativas, pueden desencadenar un aprendizaje significativo y mover el protagonismo de los dispositivos para nuevas posibilidades de autoría del niño. Prácticas que desafían los que trabajan con la educación en el sentido de pensar en nuevas formas de mediación en este nuevo paisaje cultural. En el texto discutimos los fundamentos teóricos de la relación entre los niños, los dispositivos móviles y el aprendizaje, la metodología de la investigación con el foco en la estrategia learning by doing, algunas narrativas y las consideraciones sobre las prácticas de los estudiantes con los dispositivos móviles.
As mudanças nos lugares que as crianças ocupam na sociedade, suas formas de socialização e suas práticas lúdicas e culturais contribuem para a construção de novos modos de aprendizagem, cada vez mais mediados pelo uso de dispositivos móveis, que desencadeiam a emergência de novas metodologias e espaços de formação. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com crianças sobre as práticas de multiletramentos e aprendizagens formais e informais na cultura digital, a fim de identificar e fortalecer os diálogos entre os contextos escolares e culturais com a aplicação da metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situada (EAS). A investigação envolveu observações, intervenções didáticas, entrevistas e grupos focais com crianças de diferentes faixas etárias em duas escolas públicas de Florianópolis, SC/Brasil, entre 2014/2015. Análises parciais revelam que as práticas midiáticas das crianças com dispositivos móveis fora da escola, quando articuladas às propostas mídia-educativas, podem desencadear aprendizagens significativas e deslocar os protagonismos dos dispositivos em busca de novas possibilidades de autoria infantil. Práticas que interpelam os que atuam com educação e lhes desafiam a pensar em novas formas de mediação diante dos contornos dessa nova paisagem cultural. Neste texto, discutimos os fundamentos teóricos da relação entre crianças, dispositivos móveis e aprendizagens, a metodologia da pesquisa com o foco na estratégia de aprendizagem learning by doing, algumas narrativas dos episódios e as considerações sobre as práticas dos estudantes com os dispositivos móveis.
Los cambios en los lugares de los niños en la sociedad, sus formas de socialización y sus prácticas recreativas y culturales contribuyen a la construcción de nuevas formas de aprendizaje, cada vez más mediadas por el uso de dispositivos móviles que desencadenan nuevas metodologías y espacios de formación. En consecuencia, hemos desarrollado una investigación cualitativa con los niños en las prácticas de multialfabetizaciones y el aprendizaje formal e informal en la cultura digital con el fin de identificar y fortalecer el diálogo entre la escuela y los contextos culturales desde la metodología de aprendizaje Episodios de Aprendizaje Situado (EAS). La investigación envolve observaciones participativas, intervenciones educativas, entrevistas y grupos focales con niños de diferentes grupos de edad en dos escuelas públicas en Florianópolis, SC/Brasil, entre 2014-2015. Análisis parciales revelan que las practicas culturales de los niños con dispositivos móviles fuera de la escuela, cuando articuladas con propuestas educativas, pueden desencadenar un aprendizaje significativo y mover el protagonismo de los dispositivos para nuevas posibilidades de autoría del niño. Prácticas que desafían los que trabajan con la educación en el sentido de pensar en nuevas formas de mediación en este nuevo paisaje cultural. En el texto discutimos los fundamentos teóricos de la relación entre los niños, los dispositivos móviles y el aprendizaje, la metodología de la investigación con el foco en la estrategia learning by doing, algunas narrativas y las consideraciones sobre las prácticas de los estudiantes con los dispositivos móviles.
As mudanças nos lugares que as crianças ocupam na sociedade, suas formas de socialização e suas práticas lúdicas e culturais contribuem para a construção de novos modos de aprendizagem, cada vez mais mediados pelo uso de dispositivos móveis, que desencadeiam a emergência de novas metodologias e espaços de formação. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com crianças sobre as práticas de multiletramentos e aprendizagens formais e informais na cultura digital, a fim de identificar e fortalecer os diálogos entre os contextos escolares e culturais com a aplicação da metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situada (EAS). A investigação envolveu observações, intervenções didáticas, entrevistas e grupos focais com crianças de diferentes faixas etárias em duas escolas públicas de Florianópolis, SC/Brasil, entre 2014/2015. Análises parciais revelam que as práticas midiáticas das crianças com dispositivos móveis fora da escola, quando articuladas às propostas mídia-educativas, podem desencadear aprendizagens significativas e deslocar os protagonismos dos dispositivos em busca de novas possibilidades de autoria infantil. Práticas que interpelam os que atuam com educação e lhes desafiam a pensar em novas formas de mediação diante dos contornos dessa nova paisagem cultural. Neste texto, discutimos os fundamentos teóricos da relação entre crianças, dispositivos móveis e aprendizagens, a metodologia da pesquisa com o foco na estratégia de aprendizagem learning by doing, algumas narrativas dos episódios e as considerações sobre as práticas dos estudantes com os dispositivos móveis.
Descrição
Palavras-chave
Children, Cultural practices, School, Situated learning, Niños, Prácticas culturales, Escuela, Arendizaje situado, Crianças, Práticas culturais, Escola, Aprendizagem Situada
Citação
FANTIN, Mônica. Crianças, dispositivos móveis e aprendizagens formais e informais. ETD - Educação Temática Digital , Campinas, SP, v.20, n. 1, p. 66-80, jan./mar. 2018. https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647545. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647545. Acesso: 2021-07-07