(Trans)formação da docência: contribuições das experiências de vida à formação inicial de professores

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Tipo
Relato de experiência
Classficação
Nível metodológico
Data
2019
Título do Períodico
ETD - Educação Temática Digital
ISSN
1676-2592
Página(s)/e-location
242-258
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
21
1
jan./mar.
Resumo
This experience report in General Didactics, offered to undergraduate courses at Universidade Federal de Uberlândia, aims to understand the universe of the initial teacher training process from self-training. The proposal of the Teaching Project is presented at the beginning of the semester as a reflective instrument, aiming at the assumption of the teaching profession. In thefirst moments, we findthat the elaboration of thisdocument provokes resistance; however, once the initial difficulties have been overcome, the diving for self-seeking is inevitable–students discover that the sense of learning isin their own lives. Although the development proposal of the Teaching Project is common to different classes and in varioussemesters, the production of each of thempresents unique results. The emphasis is on the recognition both of the formal knowledge external to the individualsand subjective/non-formalized knowledge that people carry with them, which are woven into their life experiences, according to different sociocultural contexts. We argue that the (auto)biographical narratives, throughout the teacher training process, provide valuable elements for the self-reflection of students and teachers, as well as making possible the problematizing intervention of the trainer on conceptions,beliefs and knowledge of graders in relation to theteaching when promote their (trans)formation.

Ese relato de una experiencia realizada en la disciplina Didáctica General, ofrecida a los cursos de licenciatura en la Universidad Federal de Uberlandia, objetiva comprender el universo de los procesos de formación inicial de profesores a partir de la autoformación. La propuesta del Proyecto de Docencia es presentada al inicio del semestre como un instrumento reflexivo, pretendiendo la asunción de la profesión docente. Constatamos en los primeros momentos que la elaboración de tal documento provoca resistencia; sin embargo, una vez superadas las dificultades iniciales, la profundización en busca de si es inevitable –los estudiantes descubren que el sentido del aprendizaje esta en el proprio vivir. A pesar de que la propuesta de desarrollo del Proyecto de (trans)formación para la docencia es común a las diferentes clases, en semestres variados, la producción de cada una de ellas presenta resultados singulares. El énfasis está en el reconocimiento tanto de los saberes formales externos a los individuos como alos saberes subjetivos/no formalizados que las personas transportan consigo, los cuales son tejidos en sus experiencias de vida, de acuerdo con los contextos socioculturales diversificados. Inferimos que las narraciones (auto)biográficas, a lo largo del proceso de formación de profesores, proporcionan elementos valiosos para la autorreflexión de alumnos y profesores, además de posibilitar la intervención problematizadora del formador sobre concepciones, creencias y saberes de los licenciados con relación ala docencia, al promover su (trans)formación.

Esse relato de uma experiência realizada na disciplina Didática Geral, oferecida aos cursos de licenciatura na Universidade Federal de Uberlândia, objetiva compreender o universo dos processos de formação inicial de professores a partir da autoformação. A proposta do Projeto de Docência é apresentada no início do semestre enquanto instrumento reflexivo, visando à assunção da profissão docente. Constatamos nos primeiros momentos que a elaboração de tal documento provoca resistências; entretanto, uma vez superadas as dificuldades iniciais, o mergulho em busca de si é inevitável – os estudantes descobrem que o sentido do aprendizado está no próprio viver. Apesar de a proposta de desenvolvimento do Projeto de (trans)formação para a docência ser comum às diferentes turmas, em semestres variados, a produção de cada uma delas apresenta resultados singulares. A ênfase está no reconhecimento tanto dos saberes formais externos aos indivíduos quanto dos saberes subjetivos/não formalizados que as pessoas transportam consigo, os quais são tecidos em suas experiências de vida, de acordo com contextos socioculturais diversificados. Depreendemos que as narrativas (auto)biográficas, ao longo do processo de formação de professores, fornecem elementos valiosos para a autorreflexão de alunos e professores, além de possibilitarem a intervenção problematizadora do formador sobre concepções, crenças e saberes dos licenciandos em relação à docência, ao promoverem a sua (trans)formação.
Descrição
Palavras-chave
Teaching, Teacher training, Education., Docencia, Formación de Profesores, Educación, Docência, Formação de professores, Educação
Citação
CAMPOS, Vanessa Therezinha Bueno; SILVA, Fernanda Duarte Araújo. (Trans)formação da docência: contribuições das experiências de vida à formação inicial de professores. ETD - Educação Temática Digital , Campinas, SP, v.21, n. 1, p. 242-258, jan./mar. 2019. https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8650510. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650510. Acesso: 2021-07-07