Artes de si no magistério: o Dândi educador

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Tipo
Ensaio
Classficação
Nível metodológico
Data
2019
Título do Períodico
ETD - Educação Temática Digital
ISSN
1676-2592
Página(s)/e-location
530-545
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
21
2
abr./jun.
Resumo
This article thinks teaching, fashion and art in new ways of reinventing itself in the magisterial life. For this, it takes the dandyism and the practices developed in the nineteenth century as a trigger to treat educational practice as an affirmative exercise of life, just as the aesthetics of existence in Michel Foucault. From this, it manufactures a set of practices, in which other ways of thinking art can operate, as a field of an expanded knowledge about itself. Each procedure is also a multiplicity and understands that its processes and achievements in education are immanent to life and happen together with it. In this way, the dandy educator, through his art, operates by repetition. In repeating, he observes his procedures in order to produce singularities and constitute his way of being a teacher.

Este artículo piensa la enseñanza, la moda y el arte en nuevos modos de reinventarse en la vida magisterial. Para ello, toma el dandismo y las prácticas desarrolladas en el siglo XIX como disparo para tratar la práctica educativa como un ejercicio afirmativo de la vida, tal como la estética de la existencia en Michel Foucault. A partir de eso, fabrica un conjunto de prácticas, en las cuales puedan operar otros modos de pensar el arte, en cuanto campo de un saber ampliado sobre sí. Cada procedimiento es también una multiplicidad y entiende que sus procesos y hechuras en la educación son inmanentes a la vida y suceden junto a ella. De este modo, el dândi educador, a través de su arte, opera por repetición. Al repetir, observa sus procedimientos, a fin de producir singularidades y constituir su modo de ser profesor.

Este artigo pensa o ensino, a moda e a arte em novos modos de se reinventar na vida magisterial. Para isso, toma o dandismo e as práticas desenvolvidas no século XIX como disparo para tratar a prática educativa como um exercício afirmativo da vida, tal como a estética da existência em Michel Foucault. A partir disso, fabrica um conjunto de práticas, nas quais possam se operar outros modos de pensar a arte, enquanto campo de um saber ampliado sobre si. Cada procedimento é também uma multiplicidade e entende que seus processos e feituras na educação são imanentes à vida e acontecem junto dela. Deste modo, o dândi educador, através de sua arte, opera por repetição. Ao repetir, observa seus procedimentos, afim de produzir singularidades e constituir o seu modo de ser professor.
Descrição
Palavras-chave
Dandyism, Educator, Aesthetics of existence, Subjectivation, Dandismo, Profesor, Estetica de la existencia, Subjectivacion, Dandismo, Educador, Estética da existência, Subjetivação
Citação
ZORDAN, Paola Basso Menna Barreto Gomes; HOFFMANN, Ana Cleia Christovam. Artes de si no magistério: o Dândi educador. ETD - Educação Temática Digital , Campinas, SP, v.21, n. 2, p. 530-545, abr./jun. 2019. https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8651066. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651066. Acesso: 2021-07-07