Educação infantil: história, formação e desafios

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível epistemológico
Data
2019
Título do Períodico
Educação & Formação
ISSN
2448-3583
Página(s)/e-location
82-103
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Fortaleza
4
12
set./dez.
Resumo
Whereas the historically analytical exercise is essential to understand and overcome the obstacles that hinder the development of public policies focussedon the improvement of early childhood education in Brazil, in this theoretical article we intend to present some historical elements about the different origins of nurseries and preschools, and to discuss the roles assumed by the early childhood educationteachers throughout the centuries. Finally, we aim to identify what are the challenges to be faced in teacher qualification nowadays. We argue that the improvement in the educational services provided to young children relies on committing to a qualified training of the teachers, along with raising awareness about the importance of the Brazilian government prioritizing education in its fiscal policy, specially children‟s education.

Considerando que el ejercicio analítico histórico es esencial en la comprensión de las barreras que frenan el desarrollo de las políticas públicas orientadas a la mejora de la Educación Infantil en Brasil, se propone, en este artículo teórico, presentar algunos elementos históricos sobre los orígenes distintos de las guarderías y de las unidad preescolares, discutir los papeles asumidos por los profesores de Educación Infantil a lo largo de los siglos y, por último, identificar cuáles son los desafíos a ser enfrentados en la formación docente en los días actuales. Se defiendeque la mejora en la calidad de los servicios de educación ofrecidos a los niños pequeños depende del compromiso con una formación de calidad de sus profesores, pero también de una amplia concientización de la sociedad sobre la importancia de que el Estado brasileño priorice la educación, especialmente la infantil, en su política presupuestaria.

Considerando que o exercício analítico histórico é essencial na compreensão das barreiras que travam o desenvolvimento das políticas públicas voltadas à melhoria da Educação Infantil no Brasil, propõe-se,neste artigo de caráter teórico, apresentar alguns elementos históricos sobre as origens distintas das creches e pré-escolas, discutir os papéis assumidos pelos professores de Educação Infantil ao longo dos séculos e, por fim, identificar quais são os desafios a serem enfrentados na formação docente nos dias atuais. Defende-seque a melhoria na qualidade dos serviços de educação oferecidos às crianças pequenas depende do comprometimento com uma formação de qualidade de seus professores, mas também de uma ampla conscientização da sociedade sobre a importância de o Estado brasileiro priorizar a educação, especialmente a infantil, em sua política orçamentária.
Descrição
Palavras-chave
Early childhood education, Teaching, Qualification, Educación Infantil, Enseñanza, Capacitación, Educação Infantil, Docência, Formação
Citação
FONSECA, André Dioney; COLARES, Anselmo Alencar; COSTA, Sinara Almeida da. Educação infantil: história, formação e desafios. Educação & Formação , Fortaleza, v.4, n. 12, p. 82-103, set./dez. 2019. https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.1270. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1270. Acesso: 2021-07-05