“Para formar o viveiro de bons marinheiros”as companhias de aprendizes marinheiros da Parahyba e do Rio Grande do Norte (1871-1890)

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível epistemológico
Data
2019
Título do Períodico
Educação & Formação
ISSN
2448-3583
Página(s)/e-location
112-130
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Fortaleza
4
10
jan./abr.
Resumo
Inspired by models from countries such as England, France and Russia, companies were created for sailors apprentices in Brazil. The first was instituted in 1840 at the Court. In 1871, the Company of Seamen Sailorswas created in the province of Parahyba and in 1873 in the province of Rio Grande do Norte. We discuss here the conditions of creation of these educational spaces in the two provinces and the constitution of a school curriculum intended for the formation of those young people. Beyond the disciplines, it is important to understand the educational practices prescribed for the organization of daily school life and the ways of controlling the bodies that should be instructed and disciplined. Methodologically, the reports of the provincial president andministers of the navy are analyzed, a space in which the proposal to “train good sailors and a profitable education for children exposed to vices and misery” was circulated.

Con inspiraciónen modelos de países como Inglaterra, Francia y Rusia, se crearon compañías para aprendices marineros en Brasil. La primera fue instituida en 1840 en la Corte. En 1871, se creó la Compañía de Aprendices Marineros en la provincia de Parahyba y en 1873 en la provincia de Rio Grande do Norte. Se discuten aquí las condiciones de creación de esos espacios educativos en las dos provincias y la constitución de un currículo escolar pretendido para la formación de aquellos jóvenes. Además de las asignaturas, interesa aprehender las prácticas educativas prescritas para la organización del cotidiano escolar y las formas de control de los cuerpos que deberían ser instruidos y disciplinados. Metodológicamente se analizan los informes de presidente de provincia yde ministros de marina, espacio en el que circuló la propuesta de “formar buenos marineros y una educación provechosa a los niños expuestos a los vicios y la miseria”.

Com inspiração em modelos de países como Inglaterra, França e Rússia, foram criadas companhias para aprendizes marinheiros no Brasil. A primeira foi instituída em 1840 na Corte. Em 1871, foi criada a Companhia de Aprendizes Marinheiros na província da Parahyba e em 1873 na província do Rio Grande do Norte. Discutem-se aqui as condições de criação desses espaços educacionais nas duas províncias e a constituição de um currículo escolar pretendido para a formação daqueles jovens. Para além das disciplinas, interessa apreender as práticas educativas prescritas para a organização do cotidiano escolar e as formas de controle dos corpos que deveriam ser instruídos e disciplinados. Metodologicamente analisam-se os relatórios de presidente de província e de ministros da marinha, espaço em que circulou a proposta de “formar bons marinheiros e uma Educação & Formação proveitosa às crianças expostas aos vícios e à miséria”.
Descrição
Palavras-chave
School curriculum, Educational practices, Company of seamen apprentices, Escuela de estudios, Prácticas educativas, Compañía de Aprendices Marineros, Currículo escolar, Práticas educativas, Companhia de aprendizes marinheiros
Citação
SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos; CURY, Cláudia Engler. “Para formar o viveiro de bons marinheiros”as companhias de aprendizes marinheiros da Parahyba e do Rio Grande do Norte (1871-1890). Educação & Formação , Fortaleza, v.4, n. 10, p. 112-130, jan./abr. 2019. https://doi.org/10.25053/redufor.v4i10.581. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/581. Acesso: 2021-07-05