A califasia e a formação de professores na escola normal de São Paulo
Carregando...
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível epistemológico
Data
2019
Título do Períodico
Educação & Formação
ISSN
2448-3583
Página(s)/e-location
81-94
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Fortaleza
4
10
jan./abr.
4
10
jan./abr.
Coleções
Resumo
In context of implementing the “Escola Nova” in São Paulo and the new demands for the professors’ training, Francisco Silveira Bueno (1898-1989) was approved in a contest for selecting professors at “Escola Normal”, in 1929, to teach Portuguese and Califasia. The concern with the art of expressive diction in interpretation of texts caused the professor to dedicate himself to the production of a specific manual for teaching Califasia. The goal of this study is to analyse the legislation for the period and the manual in order to comprehend the contributions of the author and the discipline for future professors. The research is based on presumed theory and on cultural history, and is related to the production of the history of school subjects. It addresses issues related to the educationalist, representations and appropriations of contents and knowledge to exercise teaching in the context of the first decades of the twentieth century.
En el contexto de la implantación de la Escuela Nueva en São Paulo y de los nuevos requisitos para la formación de los profesores,Francisco Silveira Bueno (1898-1989) fue aprobado en concurso en 1929 en la Escuela Normal para dar clases de Portugués y Califasia. La preocupación con el arte de la dicción expresiva en la interpretación de textos hizo que el profesor se dedicara a la producción de un manual específico para la enseñanza de la Califasia. El objetivo de este estudio es analizar la legislación del período y el manual a fin de comprender las contribuciones del autor y de la asignaturapara los futuros profesores. La investigación se fundamenta en los presupuestos teóricos y metodológicos de la historia cultural y dialoga con la producción de la historia de las asignaturasescolares. Aborda las cuestiones relacionadas con la autoría didáctica, representaciones y apropiaciones de contenidos y saberes para el ejercicio del magisterio en el contexto de las primeras décadas del siglo XX.
No contexto da implantação da Escola Nova em São Paulo e de novas exigências para a formação dos professores, Francisco Silveira Bueno (1898-1989) foi aprovado em concurso em 1929 na Escola Normal para ministrar aulas de Português e Califasia. A preocupação com a arte da dicção expressiva na interpretação de textos fez com que o professor se dedicasse à produção de um manual específico para o ensino da Califasia. O objetivo deste estudo é analisar a legislação do período e o manual a fim de compreender as contribuições do autor e da disciplina para os futuros professores. A pesquisa fundamenta-se nos pressupostos teóricos e metodológicos da história cultural e dialoga com a produção da história das disciplinas escolares. Aborda as questões relacionadas com a autoria didática, representações e apropriações de conteúdos e saberes para o exercício do magistério no contexto das primeiras décadas do século XX.
En el contexto de la implantación de la Escuela Nueva en São Paulo y de los nuevos requisitos para la formación de los profesores,Francisco Silveira Bueno (1898-1989) fue aprobado en concurso en 1929 en la Escuela Normal para dar clases de Portugués y Califasia. La preocupación con el arte de la dicción expresiva en la interpretación de textos hizo que el profesor se dedicara a la producción de un manual específico para la enseñanza de la Califasia. El objetivo de este estudio es analizar la legislación del período y el manual a fin de comprender las contribuciones del autor y de la asignaturapara los futuros profesores. La investigación se fundamenta en los presupuestos teóricos y metodológicos de la historia cultural y dialoga con la producción de la historia de las asignaturasescolares. Aborda las cuestiones relacionadas con la autoría didáctica, representaciones y apropiaciones de contenidos y saberes para el ejercicio del magisterio en el contexto de las primeras décadas del siglo XX.
No contexto da implantação da Escola Nova em São Paulo e de novas exigências para a formação dos professores, Francisco Silveira Bueno (1898-1989) foi aprovado em concurso em 1929 na Escola Normal para ministrar aulas de Português e Califasia. A preocupação com a arte da dicção expressiva na interpretação de textos fez com que o professor se dedicasse à produção de um manual específico para o ensino da Califasia. O objetivo deste estudo é analisar a legislação do período e o manual a fim de compreender as contribuições do autor e da disciplina para os futuros professores. A pesquisa fundamenta-se nos pressupostos teóricos e metodológicos da história cultural e dialoga com a produção da história das disciplinas escolares. Aborda as questões relacionadas com a autoria didática, representações e apropriações de conteúdos e saberes para o exercício do magistério no contexto das primeiras décadas do século XX.
Descrição
Palavras-chave
Curriculum, Professors training, History of education, Currículum, Formación de profesores, Historia de la educación, Currículo, Formação de professores, História da Educação & Formação
Citação
FREITAS,Anamaria Gonçalves Bueno de. A califasia e a formação de professores na escola normal de São Paulo. Educação & Formação , Fortaleza, v.4, n. 10, p. 81-94, jan./abr. 2019. https://doi.org/10.25053/redufor.v4i10.520. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/52. Acesso: 2021-07-05