A poesia como cuidado de si: formação e educação
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível epistemológico
Data
2018
Título do Períodico
Educação & Formação
ISSN
2448-3583
Página(s)/e-location
85-103
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Fortaleza
3
7
jan./abr.
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Coleções
Resumo
This paper presents a reflection on the potency of thought and care of the self, aiming to present poetry as an instrument of articulation, articulated with work experiences in classroom teaching. In order to carry out this process, a historical-hermeneutical methodological support has been chosen, with which we aim to dialogue and intertwine authors and pedagogical experiences. Aiming at problematizing this thematic, the text has been divided into three parts. The first one analyzes the role of aesthetics in ancient Greece. The second approaches the care of the self as an alternative to face the consequences of ways of life in contemporary society, and Foucault’s assumptions are fundamental for that purpose. Finally, we attempt to join poetical expression and care of the self by means of practical experiences developed in zones of approximation between basic education and higher education.
Se articula en este artículo una reflexión sobre la potencia del pensamiento y del cuidado de si por medio de la poesía, agenciada con la experiencia de trabajo en hacer educación en el aula. Se elige para ayudar en este proceso un soporte metodológico histórico-hermético, con el que se almeja dialogar autores y experiencias pedagógicas. Para la problematización de la temática, se divide el texto en tres partes, mientras que en la primera se utilizaráun analice del papel de la estética en la Grecia Antigua. En un segundo rato, será abordado el cuidado de si como alternativa para enfrentar las consecuencias de los modos de vida en la sociedad contemporánea y algunas hipótesis de Foucault serán bases fundamentales para tales apuntes. Por fin, hay una tentativa de montaje entre la expresión poética y el cuidado de si a través de experiencias prácticas desarrolladas en zonas de aproximación entre la educación básica y la educación superior.
Articula-se neste artigo uma reflexão sobre a potência do pensamento e do cuidado de si, tendo por objetivo apresentar a poesia como instrumento de articulação, agenciada com experiências de trabalho no fazer educação em sala de aula. Escolhe-se, para ajudar neste processo, um suporte metodológico histórico-hermenêutico, com o qual se almeja dialogar e triangular autores e experiências pedagógicas. Para problematizar tal temática, divide-se o texto em três partes, sendo que na primeira se utilizará uma análise do papel da estética na Grécia antiga. Em um segundo momento, abordar-se-á o cuidado de si como alternativa para enfrentar as consequências dos modos de vida na sociedade contemporânea, e pressupostos de Foucault serão bases fundamentais para tais apontamentos. Por fim, há uma tentativa de montagem entre expressão poética e cuidado de si mediante experiências práticas desenvolvidas em zonas de aproximação entre a educação básica e a educação superior.
Se articula en este artículo una reflexión sobre la potencia del pensamiento y del cuidado de si por medio de la poesía, agenciada con la experiencia de trabajo en hacer educación en el aula. Se elige para ayudar en este proceso un soporte metodológico histórico-hermético, con el que se almeja dialogar autores y experiencias pedagógicas. Para la problematización de la temática, se divide el texto en tres partes, mientras que en la primera se utilizaráun analice del papel de la estética en la Grecia Antigua. En un segundo rato, será abordado el cuidado de si como alternativa para enfrentar las consecuencias de los modos de vida en la sociedad contemporánea y algunas hipótesis de Foucault serán bases fundamentales para tales apuntes. Por fin, hay una tentativa de montaje entre la expresión poética y el cuidado de si a través de experiencias prácticas desarrolladas en zonas de aproximación entre la educación básica y la educación superior.
Articula-se neste artigo uma reflexão sobre a potência do pensamento e do cuidado de si, tendo por objetivo apresentar a poesia como instrumento de articulação, agenciada com experiências de trabalho no fazer educação em sala de aula. Escolhe-se, para ajudar neste processo, um suporte metodológico histórico-hermenêutico, com o qual se almeja dialogar e triangular autores e experiências pedagógicas. Para problematizar tal temática, divide-se o texto em três partes, sendo que na primeira se utilizará uma análise do papel da estética na Grécia antiga. Em um segundo momento, abordar-se-á o cuidado de si como alternativa para enfrentar as consequências dos modos de vida na sociedade contemporânea, e pressupostos de Foucault serão bases fundamentais para tais apontamentos. Por fim, há uma tentativa de montagem entre expressão poética e cuidado de si mediante experiências práticas desenvolvidas em zonas de aproximação entre a educação básica e a educação superior.
Descrição
Palavras-chave
Poetry, Education, Care of the Self, Education, Poesía, Formación, Cuidado de sí, Educación, Poesia, Formação, Cuidado de si, Educação
Citação
RODRIGUES, Elisandro; MARANGON, Márcio Luís; DAMICO, José Geraldo Soares. A poesia como cuidado de si: formação e educação. Educação & Formação , Fortaleza, v.3, n. 7, p. 85-103, jan./abr. 2018. https://doi.org/10.25053/redufor.v3i7.173. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/173. Acesso: 2021-07-05