Políticas educacionais para o Ensino Médio: a inclusão educacional/exclusão social como intenção e gesto
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2019
Título do Períodico
Roteiro
ISSN
2177-6059
Página(s)/e-location
1-24
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Joaçaba
44
1
jan./abr.
44
1
jan./abr.
Coleções
Resumo
This article presents a reflection on the political meanings of projects and programs of educational reforms for Secondary Education after the end of the Military Dictatorship (1985-2017), having as problematic the discourse that quality education could favor democracy. The analysis of the study data was based on documents and data issued by the Federal Government, as well as interpreters of socio-political history, especially with regard to the reforms of Education, the Brazilian State and the movement of national and international capitalism, evidencing a gap between what was proposed by the documents and the implemented results. It is noteworthy that educational reforms adapted to technological changes and the crisis of capital, in relation to the process of social inclusion/exclusion.
Este artículo presenta una reflexión sobre los significados políticos de proyectos y programas de reformas educativas para la Educación Secundaria luego del fin de la Dictadura Militar (1985-2017), teniendo como problemático el discurso de que la educación de calidad podría favorecer la democracia. El análisis de los datos del estudio se basó en documentos y datos emitidos por el Gobierno Federal, así como intérpretes de la historia sociopolítica, especialmente en lo que respecta a las reformas de la Educación, el Estado brasileño y el movimiento del capitalismo nacional e internacional, evidenciando una brecha entre lo propuesto por los documentos y los resultados implementados. Es de destacar que las reformas educativas se adaptaron a los cambios tecnológicos y la crisis del capital, en relación al proceso de inclusión / exclusión social.
Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre os significados políticos dos projetos e programas de reformas educacionais para o Ensino Médio posteriores ao fim da Ditadura Militar (1985-2017), tendo como problemática o discurso de que uma educação de qualidade poderia favorecer a democracia. A análise dos dados do estudo teve como base os documentos e dados expedidos pelo Governo Federal, bem como os intérpretes da história sócio-política, principalmente no que se refere às reformas da Educação, do Estado brasileiro e ao movimento do capitalismo nacional e internacional, evidenciando uma lacuna entre o proposto pelos documentos e os resultados implementados. Destaca-se que as reformas educacionais se adequaram às mudanças tecnológicas e à crise do capital, com relação ao processo de inclusão/exclusão social.
Este artículo presenta una reflexión sobre los significados políticos de proyectos y programas de reformas educativas para la Educación Secundaria luego del fin de la Dictadura Militar (1985-2017), teniendo como problemático el discurso de que la educación de calidad podría favorecer la democracia. El análisis de los datos del estudio se basó en documentos y datos emitidos por el Gobierno Federal, así como intérpretes de la historia sociopolítica, especialmente en lo que respecta a las reformas de la Educación, el Estado brasileño y el movimiento del capitalismo nacional e internacional, evidenciando una brecha entre lo propuesto por los documentos y los resultados implementados. Es de destacar que las reformas educativas se adaptaron a los cambios tecnológicos y la crisis del capital, en relación al proceso de inclusión / exclusión social.
Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre os significados políticos dos projetos e programas de reformas educacionais para o Ensino Médio posteriores ao fim da Ditadura Militar (1985-2017), tendo como problemática o discurso de que uma educação de qualidade poderia favorecer a democracia. A análise dos dados do estudo teve como base os documentos e dados expedidos pelo Governo Federal, bem como os intérpretes da história sócio-política, principalmente no que se refere às reformas da Educação, do Estado brasileiro e ao movimento do capitalismo nacional e internacional, evidenciando uma lacuna entre o proposto pelos documentos e os resultados implementados. Destaca-se que as reformas educacionais se adequaram às mudanças tecnológicas e à crise do capital, com relação ao processo de inclusão/exclusão social.
Descrição
Palavras-chave
Educational policies, State reform, Democracy and social inclusion/exclusion, Políticas educativas, Reforma del Estado, Democracia e inclusión / exclusión social, Políticas educacionais, Reforma do Estado, Democracia e inclusão/exclusão social
Citação
FAVORETO, Aparecida; FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago; DEITOS, Roberto Antonio. Políticas educacionais para o Ensino Médio: a inclusão educacional/exclusão social como intenção e gesto. Roteiro , Joaçaba, v.44, n. 1, p. 1-24, jan./abr. 2019. https://doi.org/10.18593/r.v44i1.16469. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16469. Acesso: 2021-07-02