Ultrapassando barreiras: professoras diante da inclusão

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2005
ORCID
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Revista Educação Especial
ISSN
1984-686X
Página(s)/e-location
99-106
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Santa Maria
26
Resumo
This article presents some considerations about the process of inclusion. They were elaborated from the analysis of three teachers' life reports that work with special education needs students and they are included in the regular classroom of a public school from Santa Maria, RS. Another look was possible when it was taken into consideration that the teachers are not graduated in Special Education. Their life narratives gave visibility to the challenges faced by them mainly in relation to the school structure. However, one also perceived the importance conferred to interaction and changes carried out among the students.

Este artículo presenta algunas consideraciones sobre el proceso de inclusión, extraídas del análisis de los relatos de vida de tres docentes que trabajan con estudiantes con necesidades educativas especiales incluidos en clases regulares en una escuela pública de Santa María, RS. Otra mirada fue posible, considerando que los maestros no están capacitados en Educación Especial. Las narrativas de vida de los docentes dieron visibilidad a los desafíos que enfrentan, especialmente en relación con la estructura escolar. Sin embargo, se notó la importancia atribuida a la interacción y los intercambios entre estudiantes.

Este artigo apresenta algumas considerações sobre o processo de inclusão, elaboradas a partir da análise dos relatos de vida de três professoras que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais incluídos em classes regulares de uma escola pública de Santa Maria, RS. Um outro olhar foi possível, considerando que as professoras não possuem formação em Educação Especial. As narrativas de vida das professoras deram visibilidade aos desafios enfrentados por elas, principalmente em relação à estrutura escolar. No entanto, percebeu-se a importância atribuída à interação e as trocas realizadas entre os alunos.
Descrição
Palavras-chave
Education, Inlcusive school, Interaction, Educación, Escuela inclusiva, Interacción, Educação, Escoal inclusiva, Interação
Citação
DAL-FORNO, Josieane Pozzatti; OLIVEIRA, Valeska Fortes de. Ultrapassando barreiras: professoras diante da inclusão. Revista Educação Especial , Santa Maria, v.26, p. 99-106. 2005. http://dx.doi.org/10.5902/1984686X. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4403. Acesso: 2021-06-30