Informática e educação inclusiva: desafios para a qualidade na educação
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2004
ORCID
Título do Períodico
Revista Educação Especial
ISSN
1984-686X
Página(s)/e-location
35-43
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Santa Maria
23
23
Coleções
Resumo
The main objective of this study is to collaborate with a comprehension of some aspects which envolve the use of informatics in the inclusive education. We are going to study briefly the way of both processes, seeing the more relevant aspects which link them. We emphasize the importance of the informatics in the inclusion process for students who have special needs. We want to include these students in order to have a qualitative education despite of their cognitive and sensorial characteristics. We intend to use a variety of instruments that really construct knowledge.
Este artículo tiene como objetivo principal colaborar con subsidios teóricos para una mejor comprensión de los aspectos que involucran el uso de las tecnologías de la información en la educación inclusiva. Por tanto, abordaremos de forma concisa la trayectoria de ambos procesos, rescatando los aspectos más relevantes que nos permitan interconectarlos. Destacamos la importancia que presenta el uso de las tecnologías de la información en el proceso de inclusión de estudiantes con necesidades especiales para la realización de una educación donde los estudiantes, independientemente de sus características físicas, sensoriales y cognitivas, tengan acceso a una educación de calidad, utilizando métodos e instrumentos diversificados. que favorezcan la verdadera construcción del conocimiento.
Este artigo tem como objetivo principal colaborar com subsídios teóricos para uma melhor compreensão de aspectos que envolvem a utilização da informática na educação inclusiva. Para tanto, abordaremos de forma concisa a trajetória de ambos processos, resgatando os aspectos mais relevantes que nos possibilitem uma interligação dos mesmos. Ressaltamos a importância que a utilização da informática no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais apresenta para concretização de uma educação onde os alunos, independentemente de suas características físicas, sensoriais e cognitivas, tenham acesso a um ensino de qualidade, que se utilize de métodos e instrumentos diversificados e que favoreça a verdadeira construção do conhecimento.
Este artículo tiene como objetivo principal colaborar con subsidios teóricos para una mejor comprensión de los aspectos que involucran el uso de las tecnologías de la información en la educación inclusiva. Por tanto, abordaremos de forma concisa la trayectoria de ambos procesos, rescatando los aspectos más relevantes que nos permitan interconectarlos. Destacamos la importancia que presenta el uso de las tecnologías de la información en el proceso de inclusión de estudiantes con necesidades especiales para la realización de una educación donde los estudiantes, independientemente de sus características físicas, sensoriales y cognitivas, tengan acceso a una educación de calidad, utilizando métodos e instrumentos diversificados. que favorezcan la verdadera construcción del conocimiento.
Este artigo tem como objetivo principal colaborar com subsídios teóricos para uma melhor compreensão de aspectos que envolvem a utilização da informática na educação inclusiva. Para tanto, abordaremos de forma concisa a trajetória de ambos processos, resgatando os aspectos mais relevantes que nos possibilitem uma interligação dos mesmos. Ressaltamos a importância que a utilização da informática no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais apresenta para concretização de uma educação onde os alunos, independentemente de suas características físicas, sensoriais e cognitivas, tenham acesso a um ensino de qualidade, que se utilize de métodos e instrumentos diversificados e que favoreça a verdadeira construção do conhecimento.
Descrição
Palavras-chave
Informatics, Education, Inclusion, Informática, Educación, Inclusión, Informática, Educação, Inclusão
Citação
PEREIRA, Eliana da Costa; FREITAS, Soraia Napoleão. Informática e educação inclusiva: desafios para a qualidade na educação. Revista Educação Especial , Santa Maria, v.23, p. 35-43. 2004. http://dx.doi.org/10.5902/1984686X. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4981. Acesso: 2021-06-30