Escola inclusiva: a educação especial em foco

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2004
Título do Períodico
Revista Educação Especial
ISSN
1984-686X
Página(s)/e-location
25-34
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Santa Maria
23
Resumo
The words have the power to arrest or to free the object that they treat, but the recognition of his double role, put in course in the individuals' action, it already denotes the possibility to think appropriately about that reality. In that ambiguous movement that the words have on the object that I could think, in that text, about the ambiguity of the inclusive school, of the inclusion, of the exclusion and of the special education. In that way, in the recognition of the ambiguity of the words as the individual's characteristic that uses her, as the possibility of capturing the reality appropriately, seek to the light of the Critical Theory of the Society, without using formulas to contribute to the stereotype, to argue on a controversial subject.

Las palabras tienen el poder de aprisionar o liberar al objeto que tratan, pero el reconocimiento de su doble papel, que está en marcha en la acción de los individuos, ya denota la posibilidad de pensar adecuadamente sobre esta realidad. En este movimiento ambiguo que tienen las palabras sobre el objeto, podría pensar, en este texto, en la ambigüedad de la escuela inclusiva, la inclusión, la exclusión y la Educación Especial. Así, al reconocer la ambigüedad de las palabras, como característica del individuo que las usa, como posibilidad de captar adecuadamente la realidad, busco a la luz de la Teoría Crítica de la Sociedad, sin utilizar fórmulas que puedan contribuir al estereotipo, a debatir un tema controvertido.

As palavras têm o poder de aprisionar ou libertar o objeto de que tratam, mas o reconhecimento desse seu duplo papel, colocado em curso na ação dos indivíduos, já denota a possibilidade de pensar adequadamente sobre essa realidade. Nesse movimento ambíguo que as palavras têm sobre o objeto que pude pensar, nesse texto, sobre a ambigüidade da escola inclusiva, da inclusão, da exclusão e da Educação Especial. Dessa forma, no reconhecimento da ambigüidade das palavras, como característica do indivíduo que a usa, como a possibilidade de captar adequadamente a realidade, procuro à luz da Teoria Crítica da Sociedade, sem utilizar fórmulas que possam contribuir para o estereótipo, polemizar sobre um assunto polêmico.
Descrição
Palavras-chave
Inlcusion, Inclusive school, Critical theory of the society, Inclusión, Escuela inclusiva, Teoría crítica de la sociedad, Inclusão, Escola inclusiva, Teoria crítica da sociedade
Citação
SILVA, Fabiany de Cássia Tavares. Escola inclusiva: a educação especial em foco. Revista Educação Especial , Santa Maria, v.23, p. 25-34. 2004. http://dx.doi.org/10.5902/1984686X. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4980. Acesso: 2021-06-30