A inclusão na universidade: limites e possibilidades da construção de uma universidade inclusiva

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2004
ORCID
Título do Períodico
Revista Educação Especial
ISSN
1984-686X
Página(s)/e-location
9-15
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Santa Maria
23
Resumo
Most of the efforts developed to build an Inclusive School happen in the basic edication. Nevertheless, some factors influence the agreement that Inclusive Education has to reach Universities. In fact, Higher education is becoming more and more common, is a condition to get some professional qualifications and find a job and, last but not least, Universities are part of the sistem of education payed by the State. We discuss in this paper que problem of access and success in Universities specially concerning youngsters with disabilities. As it happens in other levels of scholling, the changes in the universitary structure seem essential in order that quality doesn't mean exclusion.

Los esfuerzos para construir una educación inclusiva se han centrado en la mayoría de los países en la educación básica. Sin embargo, el hecho de que el acceso a la Educación Superior sea cada vez más posible para más jóvenes, el hecho de que la educación universitaria sea cada vez más imprescindible para obtener la formación profesional y el empleo, y el hecho de que las instituciones de educación superior integren la educación pública, implica que el carácter inclusivo de la Actualmente se está considerando la universidad, especialmente para los jóvenes con discapacidad. En este artículo se analiza el tema del acceso y el éxito en la Universidad en relación a los jóvenes con discapacidad y, como se ve en otros niveles educativos, se discuten las dimensiones del cambio que las Universidades tendrán que afrontar para mejorar la calidad. exclusión.

Os esforços para a construção de uma educação inclusiva têm-se centrado na maioria dos países na educação básica. No entanto, o facto do acesso ao Ensino Superior estar cada vez mais possível para mais jovens, o facto da formação universitária ser cada vez mais essencial para obter uma formação profissional e emprego e ainda ao facto das instituições de ensino superior integrarem o ensino público, implica que actualemnte se equacione o carácter inclusivo da Universidade sobretudo para jovens com condições de deficiência. Neste artigo discute-se a questão do acesso e do sucesso na Universidade em relação a jovens com condições de dificiência e, tal como se verifica noutros níveis de ensino, discutem-se as dimensões de mudança que as Universidades terão que enfrentar para que a qualidade não signifique exclusão.
Descrição
Palavras-chave
Incorporation, Possibilities, Inclusive university, Inclusión, Posibilidades, Universidad inclusiva, Inclusão, Possibilidades, Universidade Inclusiva
Citação
RODRIGUES, David. A inclusão na universidade: limites e possibilidades da construção de uma universidade inclusiva. Revista Educação Especial , Santa Maria, v.23, p. 9-15. 2004. http://dx.doi.org/10.5902/1984686X. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4951. Acesso: 2021-06-30