Literatura infantil e pessoas com necessidades educacionais especiais: estratégias e ações pedagógicas em discussão
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2004
ORCID
Título do Períodico
Revista Educação Especial
ISSN
1984-686X
Página(s)/e-location
87-96
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Santa Maria
24
24
Coleções
Resumo
The inclusive education exceeds the student's acceptance with special educational needs in the regular school, presupposing alterations in the different instances, so much physics as organization, methodological innovations and pedagogic actions that propitiate the development of the students' potentialities. In this sense, the need emerges of investing in the infantile literature as tool knowledge possibility and subsidy to work with pertinent subjects to feelings, differences and emotions, exploring her while art form and expression.
La educación inclusiva supera la aceptación de estudiantes con necesidades educativas especiales en las escuelas regulares, asumiendo cambios en diferentes instancias, tanto físicas como organizativas, innovaciones metodológicas y acciones pedagógicas que promuevan el desarrollo del potencial de los estudiantes. En este sentido, existe la necesidad de invertir en la literatura infantil como una herramienta que posibilite el conocimiento y el subsidio para trabajar temas relacionados con los sentimientos, las diferencias y las emociones, explorándola como una forma de arte y expresión.
A educação inclusiva excede a aceitação do aluno com necessidades educacionais especiais na escola regular, pressupondo alterações nas diferentes instâncias, tanto físicas quanto organizacionais, inovações metodológicas e ações pedagógicas que propiciem o desenvolvimento das potencialidades dos educandos. Neste sentido, emerge a necessidade de investir na literatura infantil como ferramenta possibilitadora de conhecimento e subsídio para trabalhar com questões pertinentes a sentimentos, diferenças e emoções, explorando-a enquanto forma de arte e expressão.
La educación inclusiva supera la aceptación de estudiantes con necesidades educativas especiales en las escuelas regulares, asumiendo cambios en diferentes instancias, tanto físicas como organizativas, innovaciones metodológicas y acciones pedagógicas que promuevan el desarrollo del potencial de los estudiantes. En este sentido, existe la necesidad de invertir en la literatura infantil como una herramienta que posibilite el conocimiento y el subsidio para trabajar temas relacionados con los sentimientos, las diferencias y las emociones, explorándola como una forma de arte y expresión.
A educação inclusiva excede a aceitação do aluno com necessidades educacionais especiais na escola regular, pressupondo alterações nas diferentes instâncias, tanto físicas quanto organizacionais, inovações metodológicas e ações pedagógicas que propiciem o desenvolvimento das potencialidades dos educandos. Neste sentido, emerge a necessidade de investir na literatura infantil como ferramenta possibilitadora de conhecimento e subsídio para trabalhar com questões pertinentes a sentimentos, diferenças e emoções, explorando-a enquanto forma de arte e expressão.
Descrição
Palavras-chave
Inlcusive education, Infantile literature, Methodological innovations, Educación inclusiva, Literatura infantil, Innovaciones metodológicas, Educação inclusiva, Literatura infantil, Inovações metodológicas
Citação
ZARDO, Sinara Pollom; FREITAS, Soraia Napoleão. Literatura infantil e pessoas com necessidades educacionais especiais: estratégias e ações pedagógicas em discussão. Revista Educação Especial , Santa Maria, v.24, p. 87-96. 2004. http://dx.doi.org/10.5902/1984686X. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4922. Acesso: 2021-06-30