A invenção da educação especial
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2004
Autores
ORCID
Título do Períodico
Revista Educação Especial
ISSN
1984-686X
Página(s)/e-location
53-64
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Santa Maria
24
24
Coleções
Resumo
This article is an attempt to draw a panorama of the institutionalization of especial education [in Brazil and at the Federal University of Santa Maria] from a wide educational context to a specific pedagogy in Brazil...Especial Education begins to take form as mandatory public education for all emerges in the country. Difficulty in school accomplishments on the part of the different student leads to the necessity to develop know ledge and create places where the different can be controlled, disciplined, orthopedically corrected and normalized.
Mi intención en este artículo es trazar un panorama que muestre cómo se institucionalizó la educación especial en un contexto general de educación y, posteriormente, como una pedagogía específica en Brasil y en la Universidad Federal de Santa María. Es con el surgimiento de la escolarización pública obligatoria y gratuita que se comienza a considerar la educación especial. Con las dificultades para seguir los contenidos escolares, surge la necesidad de crear lugares y conocimientos donde sea posible controlar, disciplinar, ortopedizar y normalizar lo diferente.
Minha intenção neste artigo é traçar um panorama mostrando como se institucionalizou a educação especial em um contexto geral de educação e, depois, como pedagogia específica no Brasil e na Universidade Federal de Santa Maria. É com o surgimento da escola pública obrigatória e gratuita para todos que a educação especial começa a ser pensada. Com as dificuldades em acompanhar os conteúdos escolares, surge a necessidade de se criar locais e saberes onde se possa controlar, disciplinar, ortopedizar e normalizar o diferente.
Mi intención en este artículo es trazar un panorama que muestre cómo se institucionalizó la educación especial en un contexto general de educación y, posteriormente, como una pedagogía específica en Brasil y en la Universidad Federal de Santa María. Es con el surgimiento de la escolarización pública obligatoria y gratuita que se comienza a considerar la educación especial. Con las dificultades para seguir los contenidos escolares, surge la necesidad de crear lugares y conocimientos donde sea posible controlar, disciplinar, ortopedizar y normalizar lo diferente.
Minha intenção neste artigo é traçar um panorama mostrando como se institucionalizou a educação especial em um contexto geral de educação e, depois, como pedagogia específica no Brasil e na Universidade Federal de Santa Maria. É com o surgimento da escola pública obrigatória e gratuita para todos que a educação especial começa a ser pensada. Com as dificuldades em acompanhar os conteúdos escolares, surge a necessidade de se criar locais e saberes onde se possa controlar, disciplinar, ortopedizar e normalizar o diferente.
Descrição
Palavras-chave
Education, Especial education, Invention, Educación, Educación especial, Invención, Educação, Educação especial, Invenção
Citação
RAMPELOTO, Elisane Maria. A invenção da educação especial. Revista Educação Especial , Santa Maria, v.24, p. 53-64. 2004. http://dx.doi.org/10.5902/1984686X. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4915. Acesso: 2021-06-30