Dotação e talento: reconhecimento e identificação
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2006
Autores
ORCID
Título do Períodico
Revista Educação Especial
ISSN
1984-686X
Página(s)/e-location
195-208
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Santa Maria
28
28
Coleções
Resumo
This article starts presenting what is known on the subject of recognizing giftedness and talent in school-aged children. There follows an overview and discussion of the methodology developed by Dr. Zenita Guenther, of the Center for the Development of Potential and Talent (CEDET) in Lavras, Minas Gerais, Brazil. The theoretical bases, the procedures for data collection in schools and for data analysis are discussed. The article concludes with a summary of the validating study conducted by the author with the financial support of FAPEMIG (Fundação de Apoio á Pesquisa de Minas Gerais) in 1997.
Este artículo presenta una visión general del conocimiento existente sobre reconocimiento y ubicación de potencial, dotación y talento en los estudiantes, como una introducción a la discusión de la metodología de identificación desarrollada para el Centro de Desarrollo de Potencial y Talento, CEDET, de Lavras, MG, por Guenther. A continuación se detallan los puntos básicos de esta metodología, partiendo del tratamiento teórico, instrumental y de los datos recogidos en las escuelas regulares, y finalizando con una síntesis del estudio para su validación científica, realizado por el autor y equipo en 1997, en un convenio con UFLA - FAPEMIG - CEDET.
O presente artigo expõe uma visão geral do conhecimento existente sobre reconhecimento e localização de potencial, dotação e talento em escolares, como introdução à discussão da metodologia de identificação desenvolvida para o Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento, CEDET, de Lavras, MG, por Guenther. Segue-se um detalhamento dos pontos básicos dessa metodologia, partindo do referencial teórico, instrumental e processamento de dados colhidos nas escolas regulares, e terminando com uma síntese do estudo para validação cientifica, conduzido pela autora e equipe em 1997, em convênio UFLA - FAPEMIG - CEDET.
Este artículo presenta una visión general del conocimiento existente sobre reconocimiento y ubicación de potencial, dotación y talento en los estudiantes, como una introducción a la discusión de la metodología de identificación desarrollada para el Centro de Desarrollo de Potencial y Talento, CEDET, de Lavras, MG, por Guenther. A continuación se detallan los puntos básicos de esta metodología, partiendo del tratamiento teórico, instrumental y de los datos recogidos en las escuelas regulares, y finalizando con una síntesis del estudio para su validación científica, realizado por el autor y equipo en 1997, en un convenio con UFLA - FAPEMIG - CEDET.
O presente artigo expõe uma visão geral do conhecimento existente sobre reconhecimento e localização de potencial, dotação e talento em escolares, como introdução à discussão da metodologia de identificação desenvolvida para o Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento, CEDET, de Lavras, MG, por Guenther. Segue-se um detalhamento dos pontos básicos dessa metodologia, partindo do referencial teórico, instrumental e processamento de dados colhidos nas escolas regulares, e terminando com uma síntese do estudo para validação cientifica, conduzido pela autora e equipe em 1997, em convênio UFLA - FAPEMIG - CEDET.
Descrição
Palavras-chave
Gifted identification, Giftedness education, Talent recognition, CEDET, Identificación de talentos, Dotación, Superdotación, CEDET, Identificação de talentos, Dotação, Superdotação, CEDET
Citação
GUENTHER, Zenita C. Dotação e talento: reconhecimento e identificação. Revista Educação Especial , Santa Maria, v.28, p. 195-208. 2006. http://dx.doi.org/10.5902/1984686X. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4281. Acesso: 2021-06-30