Lutas democráticas contra o Urstaat: o que pode fazer a educação?

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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível metodológico
Data
2019
Título do Períodico
ETD - Educação Temática Digital
ISSN
1676-2592
Página(s)/e-location
549-567
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
21
3
jul./set.
Resumo
Starting from researches on Deleuze and Guattari’s thought, the paper aims investigate the notion of Urstaat to sustain that the pattern of the nowadays antidemocratic ways is the own Urstaat actualization. As it develops the meaning of Urstaat and its advance as a primordial States’ archetypic, it shows the hypothesis that the democracy is a production of subjective relationships unfetter going forward against all senses and consensus from the State. For reaching that, the paper takes the Rancière’s political thought to argue that the singular path of democracy as a stand up against the universal political tendencies of the Urstaat, once it concerns the sites of the multiplicities and of war machine to figure out the contemporary democratic fights. Finally, it recovers the view that Education is such experience absolutely vital and privileged to all anti-urstatic democratic fights.

A partir de las investigaciones con el pensamiento de Deleuze y de Guattari, el artículo se centra en comprender el concepto de Urstaat para defender que las formas antidemocráticas actuales no pasan de actualizaciones del proprio Urstaat. Al desarrollar lo que es el Urstaat y su avanzo como arquetipo de un Estado primordial, se presenta una hipótesis de que la democracia es una producción de relaciones subjetivas que necesariamente se encuentra el la dirección contraria de los sentidos y de los consensos del Estado. Para eso ser logrado, el artículo utiliza el pensamiento político de Rancière para sostener el registro singular de la democracia delante de la política universalista del Urstaat, una vez que se trata de los lugares de la multiplicidad y de la máquina de guerra para pensarse las luchas democráticas contemporáneas. Al final, se trata de concebir que la educación es experiencia innegable y privilegiada de luchas democráticas anti-urstáticas.

A partir das pesquisas com o pensamento de Deleuze e de Guattari, o artigo centra-se na investigação do conceito de Urstaat para sustentar que as formas antidemocráticas atuais não passam de atualizações do próprio Urstaat. Ao desenvolver o que é o Urstaat e o seu avanço como arquétipo de um Estado primordial, apresentamos a hipótese de que a democracia é uma produção de relações subjetivas que necessariamente vão na direção contrária dos sensos e dos consensos do Estado. Para tanto, o artigo se vale do pensamento político de Rancière para defender o registro singular da democracia face a política universalista do Urstaat, já que se tratam dos lugares da multiplicidade e da máquina de guerra para se pensar as lutas democráticas contemporâneas. Ao cabo, trata-se de conceber a educação como experiência imprescindível e privilegiada de lutas democráticas antiurstáticas.
Descrição
Palavras-chave
Democracy, Urstaat, Democratic fights, Education, Democracia, Urstaat, Luchas democráticas, Educación, Democracia, Urstaat, Lutas democráticas, Educação
Citação
GALLO, Silvio; CARVALHO, Alexandre Filordi de. Lutas democráticas contra o Urstaat: o que pode fazer a educação?. ETD - Educação Temática Digital , Campinas, SP, v.21, n. 3, p. 549-567, jul./set. 2019. https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654644. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8654644. Acesso: 2021-06-29