A gestão da evasão nas políticas educacionais brasileiras: da graduação à pós-graduação stricto sensu
Tipo
Artigo
Classficação
Nível técnico
Data
2020
Autores
SANTOS JUNIOR, José da Silva
MAGALHÃES, Ana Maria da Silva
REAL, Giselle Cristina Martins
Título do Períodico
ETD - Educação Temática Digital
ISSN
1676-2592
Página(s)/e-location
460-478
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
22
2
abr./jun.
22
2
abr./jun.
Coleções
Resumo
The process of expansion of higher education in Brazil in the last decades included both undergraduate and stricto sensu postgraduate, with the entry of a significant number of more students at both levels. However, there are still unresolved issues that make up the agenda of educational managers, representing challenges for higher education in terms of the student retention. University dropout is one of them, representing losses for the entire Brazilian educational system, still affecting society, since there are public resources invested. The aim of this article is to analyze the actions to combat dropout in undergraduate and stricto sensu postgraduate developed in Brazil from central higher education management bodies. The research is quanti-qualitative, analyzing already produced research on the subject, documents and statistical data obtained from official sites of Inep and Capes. It is verified that the governmental actions of control to the dropout had different ways for the undergraduate and the postgraduate stricto sensu. For the undergraduate case, the actions focused on the implementation of student assistance policies, while in the stricto sensu postgraduate, the actions focused on evaluative measures. However, it is not known what the limitations of these policies are, given the diversity of issues involving dropout and retention in higher education, the discussion of which is necessary to strengthen the ongoing expansion process and improve its management mechanisms.
El proceso de expansión de la educación superior en Brasil contempló en las últimas décadas tanto el grado como el postgrado, con la entrada de un número significativo de más estudiantes en ambos niveles. Existen problemáticas aún no solucionadas que componen la agenda de los gestores, representando desafíos para la educación superior en lo que se refiere a la permanencia estudiantil. La evasión es una de ellas, representando pérdidas para todo el sistema educativo, incidiendo aún en la sociedad, una vez que hay recursos públicos invertidos. El objetivo del artículo es analizar cuáles fueron las acciones de combate a la evasión en el grado y en el postgrado stricto sensu desarrolladas en Brasil a partir de los órganos gestores centrales de la educación superior. La investigación es cuantitativa y cualitativa, analizando investigaciones ya producidas sobre el tema, documentos y datos obtenidos a partir de sitios oficiales. Se verifica que las acciones de control a la evasión tuvieron rumbos diferenciados para el grado y el postgrado. Para el caso del grado, las acciones tuvieron su foco en la implementación de políticas de asistencia estudiantil, mientras que en el postgrado, las acciones fueron dirigidas a medidas de evaluación. Sin embargo, no se sabe cuáles son las limitaciones de esas políticas, teniendo en cuenta la diversidad de cuestiones que involucran el tema de la evasión y la permanencia en la educación superior, cuya discusión es necesaria para fortalecer el proceso de expansión en curso y perfeccionar sus mecanismos de gestión
O processo de expansão da educação superior no Brasil contemplou nas últimas décadas tanto a graduação como a pós-graduação, com a entrada de número significativo de mais estudantes em ambos os níveis. Contudo, existem problemáticas ainda não solucionadas que compõem a agenda dos gestores educacionais, representando desafios para a educação superior no que se refere à permanência do estudante no curso de ingresso. A evasão universitária é uma delas, representando perdas para todo o sistema educacional brasileiro, incidindo ainda na sociedade, uma vez que há recursos públicos investidos. O objetivo do artigo é analisar como se constata o processo de gestão da evasão no Brasil a partir das políticas de educação nacionais formuladas para o aprimoramento da graduação e da pós-graduação stricto sensu nas últimas décadas. A investigação é quanti-qualitativa, analisando-se pesquisas já produzidas sobre o tema, documentos e dados estatísticos obtidos a partir de sites oficiais do Inep e da Capes. Verifica-se que as ações governamentais de controle à evasão tiveram rumos diferenciados para a graduação e a pós-graduação stricto sensu. Para o caso da graduação, as ações tiveram seu foco na implementação de políticas de assistência estudantil, enquanto que na pós-graduação stricto sensu, as ações foram voltadas para medidas avaliativas. No entanto, não se sabe quais as limitações dessas políticas, tendo em vista a diversidade de questões que envolvem o tema da evasão e da permanência na educação superior, cuja discussão é necessária para fortalecer o processo de expansão em curso e aprimorar seus mecanismos de gestão.
El proceso de expansión de la educación superior en Brasil contempló en las últimas décadas tanto el grado como el postgrado, con la entrada de un número significativo de más estudiantes en ambos niveles. Existen problemáticas aún no solucionadas que componen la agenda de los gestores, representando desafíos para la educación superior en lo que se refiere a la permanencia estudiantil. La evasión es una de ellas, representando pérdidas para todo el sistema educativo, incidiendo aún en la sociedad, una vez que hay recursos públicos invertidos. El objetivo del artículo es analizar cuáles fueron las acciones de combate a la evasión en el grado y en el postgrado stricto sensu desarrolladas en Brasil a partir de los órganos gestores centrales de la educación superior. La investigación es cuantitativa y cualitativa, analizando investigaciones ya producidas sobre el tema, documentos y datos obtenidos a partir de sitios oficiales. Se verifica que las acciones de control a la evasión tuvieron rumbos diferenciados para el grado y el postgrado. Para el caso del grado, las acciones tuvieron su foco en la implementación de políticas de asistencia estudiantil, mientras que en el postgrado, las acciones fueron dirigidas a medidas de evaluación. Sin embargo, no se sabe cuáles son las limitaciones de esas políticas, teniendo en cuenta la diversidad de cuestiones que involucran el tema de la evasión y la permanencia en la educación superior, cuya discusión es necesaria para fortalecer el proceso de expansión en curso y perfeccionar sus mecanismos de gestión
O processo de expansão da educação superior no Brasil contemplou nas últimas décadas tanto a graduação como a pós-graduação, com a entrada de número significativo de mais estudantes em ambos os níveis. Contudo, existem problemáticas ainda não solucionadas que compõem a agenda dos gestores educacionais, representando desafios para a educação superior no que se refere à permanência do estudante no curso de ingresso. A evasão universitária é uma delas, representando perdas para todo o sistema educacional brasileiro, incidindo ainda na sociedade, uma vez que há recursos públicos investidos. O objetivo do artigo é analisar como se constata o processo de gestão da evasão no Brasil a partir das políticas de educação nacionais formuladas para o aprimoramento da graduação e da pós-graduação stricto sensu nas últimas décadas. A investigação é quanti-qualitativa, analisando-se pesquisas já produzidas sobre o tema, documentos e dados estatísticos obtidos a partir de sites oficiais do Inep e da Capes. Verifica-se que as ações governamentais de controle à evasão tiveram rumos diferenciados para a graduação e a pós-graduação stricto sensu. Para o caso da graduação, as ações tiveram seu foco na implementação de políticas de assistência estudantil, enquanto que na pós-graduação stricto sensu, as ações foram voltadas para medidas avaliativas. No entanto, não se sabe quais as limitações dessas políticas, tendo em vista a diversidade de questões que envolvem o tema da evasão e da permanência na educação superior, cuja discussão é necessária para fortalecer o processo de expansão em curso e aprimorar seus mecanismos de gestão.
Descrição
Palavras-chave
Dropout, Educational policies, Undergraduate, Postgraduate, Evasión, Políticas educativas, Grado, Postgrado, Evasão, Políticas educacionais, Graduação, Pós-Graduação
Citação
SANTOS JUNIOR, José da Silva; MAGALHÃES, Ana Maria da Silva; REAL, Giselle Cristina Martins. A gestão da evasão nas políticas educacionais brasileiras: da graduação à pós-graduação stricto sensu. ETD - Educação Temática Digital , Campinas, SP, v.22, n. 2, p. 460-478, abr./jun. 2020. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654823. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8654823. Acesso: 2021-06-29