A internacionalização dos programas de pós-graduação em educação na região Norte do Brasil: políticas, estratégias e ações
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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível técnico
Data
2020
Título do Períodico
ETD - Educação Temática Digital
ISSN
1676-2592
Página(s)/e-location
651-671
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
22
3
jul./set.
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Coleções
Resumo
The internationalization of higher education began to be fundamental to the logic of the knowledge society, while factor that denotes the insertion of the countries in economic globalization, at the same time that this level of education is seen by some international organizations as a lever of economic growth. These two postulates are contributing in order that the higher education in the process of internationalization is a preponderant agent of knowledge production, while productive force for the expansiveness of the capital. The international dimension of the higher education has to be a priority for both national governments, as well as for the international organizations, leading universities to organize themselves in order to meet this demand. In this logic, the organs of promotion elect the internationalization, as an indicator of quality that is present in universities, with emphasis to the graduate programs. In this perspective, this article aims to present the analysis of the internationalization process of Graduate Programs in Education in the Northern Region, highlighting strategies, mechanisms adopted and the results obtained. The methodology adopted was the analysis of content (BARDIN, 2011) of the Institutional Development Plans of universities in the Northern Region, data of the 2013-2016 Quadrennial from Sucupira platform and the period of 2017-2018. The first results indicate that all programs develop several actions of internationalization and there are disparities in policies between institutions, as well as lack of resources, and a qualitative assessment of the results provided by these actions.
La internacionalización de la educación superior (ES) se ha convertido fundamental en la lógica de la sociedad del conocimiento como factor que denota la inserción de los países en la globalización económica, al mismo tiempo que este nivel de educación es visto por algunas organizaciones internacionales (OI) como una palanca al crecimiento económico. Estos postulados han contribuido a que la ES, en el proceso de internacionalización, sea agente preponderante en la producción de conocimiento, como fuerza productiva para la expansión del capital. La dimensión internacional de la educación superior se ha convertido en prioridad tanto para los gobiernos nacionales como para OI, lo que lleva a las universidades a organizarse para satisfacer esta demanda. En esta lógica, las agencias de financiación eligen la internacionalización como indicador de calidad en las universidades, con énfasis en los programas de posgrado. En esta perspectiva, este artículo objetiva presentar el análisis del proceso de internacionalización de los Programas de Posgrado en Educación en la región norte, mostrando estrategias, mecanismos adoptados y resultados obtenidos. La metodología adoptada fue el análisis de contenido (BARDIN, 2011) de los Planes de Desarrollo Institucional de las Universidades en la región Norte, los datos de la Plataforma Sucupira del período 2013-2016 y 2017-2018. Los primeros resultados indican que todos los Programas llevan a cabo varias acciones de internacionalización y que existen disparidades en las políticas entre las instituciones, así como la falta de recursos y una evaluación cualitativa de los resultados obtenidos por estas acciones.
A internacionalização da educação superior (ES) passou a ser fundamental na lógica da sociedade do conhecimento, enquanto fator que denota a inserção dos países na globalização econômica, ao mesmo tempo que esse nível de ensino é visto por alguns organismos internacionais (OI) como alavanca do crescimento econômico. Esses dois postulados vêm contribuindo para que a ES, no processo de internacionalização, seja um agente preponderante da produção do conhecimento, enquanto força produtiva para a expansividade do capital. A dimensão internacional da ES passou a ser prioridade tanto para os governos nacionais, quanto para os OI, levando Universidades a se organizarem no sentido de atender essa demanda. Nessa lógica, os órgãos de fomento elegem a internacionalização como indicador de qualidade, presente nas universidades, com destaque para os Programas de Pós-Graduação. Nesta perspectiva, este artigo tem como objetivo apresentar a análise do processo de internacionalização dos Programas de Pós-Graduação na Educação da Região Norte, evidenciando estratégias, mecanismos adotados e os resultados obtidos. A metodologia adotada foi a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) dos Planos de Desenvolvimento Institucional das Universidades da Região Norte, dados da Plataforma Sucupira do quadriênio 2013-2016 e do período de 2017-2018. Os primeiros resultados indicam que todos os Programas desenvolvem diversas ações de internacionalização e existem disparidades de políticas entre as instituições, bem como ausência de recursos, e de uma avaliação qualitativa dos resultados aportados por essas ações.
La internacionalización de la educación superior (ES) se ha convertido fundamental en la lógica de la sociedad del conocimiento como factor que denota la inserción de los países en la globalización económica, al mismo tiempo que este nivel de educación es visto por algunas organizaciones internacionales (OI) como una palanca al crecimiento económico. Estos postulados han contribuido a que la ES, en el proceso de internacionalización, sea agente preponderante en la producción de conocimiento, como fuerza productiva para la expansión del capital. La dimensión internacional de la educación superior se ha convertido en prioridad tanto para los gobiernos nacionales como para OI, lo que lleva a las universidades a organizarse para satisfacer esta demanda. En esta lógica, las agencias de financiación eligen la internacionalización como indicador de calidad en las universidades, con énfasis en los programas de posgrado. En esta perspectiva, este artículo objetiva presentar el análisis del proceso de internacionalización de los Programas de Posgrado en Educación en la región norte, mostrando estrategias, mecanismos adoptados y resultados obtenidos. La metodología adoptada fue el análisis de contenido (BARDIN, 2011) de los Planes de Desarrollo Institucional de las Universidades en la región Norte, los datos de la Plataforma Sucupira del período 2013-2016 y 2017-2018. Los primeros resultados indican que todos los Programas llevan a cabo varias acciones de internacionalización y que existen disparidades en las políticas entre las instituciones, así como la falta de recursos y una evaluación cualitativa de los resultados obtenidos por estas acciones.
A internacionalização da educação superior (ES) passou a ser fundamental na lógica da sociedade do conhecimento, enquanto fator que denota a inserção dos países na globalização econômica, ao mesmo tempo que esse nível de ensino é visto por alguns organismos internacionais (OI) como alavanca do crescimento econômico. Esses dois postulados vêm contribuindo para que a ES, no processo de internacionalização, seja um agente preponderante da produção do conhecimento, enquanto força produtiva para a expansividade do capital. A dimensão internacional da ES passou a ser prioridade tanto para os governos nacionais, quanto para os OI, levando Universidades a se organizarem no sentido de atender essa demanda. Nessa lógica, os órgãos de fomento elegem a internacionalização como indicador de qualidade, presente nas universidades, com destaque para os Programas de Pós-Graduação. Nesta perspectiva, este artigo tem como objetivo apresentar a análise do processo de internacionalização dos Programas de Pós-Graduação na Educação da Região Norte, evidenciando estratégias, mecanismos adotados e os resultados obtidos. A metodologia adotada foi a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) dos Planos de Desenvolvimento Institucional das Universidades da Região Norte, dados da Plataforma Sucupira do quadriênio 2013-2016 e do período de 2017-2018. Os primeiros resultados indicam que todos os Programas desenvolvem diversas ações de internacionalização e existem disparidades de políticas entre as instituições, bem como ausência de recursos, e de uma avaliação qualitativa dos resultados aportados por essas ações.
Descrição
Palavras-chave
Postgraduate, Education, North region, Internationalization, Posgraduación, Educación, Región del norte, Internacionalización, Pós graduação, Educação, Região Norte, Internacionalização
Citação
MAUÉS, Olgaíses Cabral; ANDRADE, Antonia Costa. A internacionalização dos programas de pós-graduação em educação na região Norte do Brasil: políticas, estratégias e ações. ETD - Educação Temática Digital , Campinas, SP, v.22, n. 3, p. 651-671, jul./set. 2020. https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659327. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8659327. Acesso: 2021-06-29