O uso do mapa mental no processo de ensino e aprendizagem em Geografia
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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível metodológico
Data
2023
ORCID
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
ODS 4. Educação de qualidade
Título do Períodico
Educação: Teoria e Prática
ISSN
1981-8106
Página(s)/e-location
e56[2023]
Idioma(s)
pt
Fonte
Rio Claro, SP
33
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Fonte
Coleções
Resumo
A Cartografia Escolar possui muitos recursos didáticos para o ensino e a aprendizagem em Geografia, entre eles o mapa mental, que não é apenas um desenho, e sim um recurso disponível para a representação de um determinado tema ou lugar. Este trabalho teve como objetivo o uso do mapa mental junto aos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Sorocaba-SP. Optou-se pelo uso do mapa mental como recurso para a representação gráfica e para o estudo do lugar porque os estudantes estão em processo de alfabetização e o desenho se tornou um meio favorável para os registros. O mapa mental se mostrou muito útil enquanto recurso didático para a problematização do lugar no qual os estudantes estão inseridos, pois os desenhos dos estudantes foram capazes de registrar as suas observações cotidianas e serviram como elementos para a discussão dos problemas vivenciados no bairro em que moram.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de geografia, Estudo do lugar, Mapa mental, Problemas urbanos
Citação
MELO, Ismail Barra Nova de; MELO, Eliane Pimentel Camillo Barra Nova de. O uso do mapa mental no processo de ensino e aprendizagem em Geografia. Educação: Teoria e Prática, p. e56[2023]. 2023. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s17336. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/17336. Acesso em: 2025-08-21