A atuação e a formação de professores em sociedades conectadas: profissionais da rede municipal de ensino em Passo Fundo – RS
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível metodológico
Data
2023
ORCID
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
ODS 4. Educação de qualidade
Título do Períodico
Educação: Teoria e Prática
ISSN
1981-8106
Página(s)/e-location
e19[2023]
Idioma(s)
pt
Fonte
Rio Claro, SP
33
66
33
66
Fonte
Coleções
Resumo
O viés deste estudo volta-se para a atuação de professores e a sua prática pedagógica. Considerando este contexto, tem-se em pauta como objetivo principal: analisar, através de uma pesquisa quantitativa, em que medida os professores se sentem preparados para atuar em sala de aula, uma vez que tal preparo deve se iniciar na graduação e ser contínuo ao longo de suas carreiras, inclusive nas instituições onde atuam. Desta forma, segue-se uma pesquisa aplicada quanto à natureza da prática pedagógica. No que se refere ao objetivo explorado, é uma pesquisa exploratória, com características quali-quantitativas. Para além desta pesquisa de campo, foram utilizados os seguintes autores para a fundamentação teórica: Dewey (1952 e 1959), Demo (1996), Gatti (2011), Giddens (2002) e Lévy (1992 e 1999). A pesquisa foi realizada no município de Passo Fundo–RS, com professores das séries finais do Ensino Fundamental I – quarto e quinto ano, respectivamente. Os resultados obtidos trazem um alerta em relação a essa preparação, haja vista indicarem a necessidade de mais formações voltadas às metodologias ativas e envoltas de tecnologia, para que o aprendizado seja significativo e condizente com a realidade da sociedade do século XXI.
Descrição
Palavras-chave
Sociedade conectada, Formação/atuação de professores, Aprendizagem significativa
Citação
RIZZARDA, Angélica Dalla; BATTISTI, Sabrina. A atuação e a formação de professores em sociedades conectadas: profissionais da rede municipal de ensino em Passo Fundo – RS. Educação: Teoria e Prática, p. e19[2023]. 2023. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s16849. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/16849. Acesso em: 2025-08-21