Como se projetam vidas diferentes? um olhar para o currículo de Projeto de Vida e Educação Empreendedora no município de Pelotas-RS

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Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
ODS 4. Educação de qualidade
Título do Períodico
Educação: Teoria e Crítica
ISSN
1981-8106
Página(s)/e-location
e58[2024]
Idioma(s)
pt
Fonte
Rio Claro, SP
34
68
Fonte
Resumo
A Secretaria Municipal de Educação do município de Pelotas-RS instituiu como obrigatórios os componentes curriculares Projeto de Vida e Educação Empreendedora, levando em conta a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que propõe o trabalho desses temas na educação básica, Dado o movimento nacional, corroborado pelo avanço do neoliberalismo, de que a educação precisa ensinar aos estudantes princípios de um indivíduo empreendedor e competências para projetar suas vidas, questionamo-nos de que modo os documentos curriculares propõem abarcar os marcadores de diferenças nesse contexto, Nossa investigação se deu a partir dos documentos curriculares propostos pelo município de Pelotas com os objetivos de: a) investigar de que modo os discursos envolvendo Projeto de Vida e Educação Empreendedora se relacionam com os marcadores de diferença; b) problematizar como as discussões de gênero e sexualidade se fazem presentes nas diretrizes curriculares de Projeto de Vida e Educação Empreendedora; c) refletir sobre como os modos de projetar a própria vida e empreender correspondem às diferentes realidades dos estudantes no que concerne ao gênero, à sexualidade e a outros marcadores de diferença, A partir dessa discussão, problematizamos os documentos curriculares e os modos como os discursos neoliberais cooptam e esvaziam as noções de diversidade e diferença, evitando diretrizes explícitas no que diz respeito ao gênero e à sexualidade,

The Municipal Department of Education of the city of Pelotas – RS established the Life Project and Entrepreneurial Education curricular components as mandatory, taking into account the Common National Curricular Base (BNCC) that proposes the work on these themes in basic education. Given the national movement, corroborated by the advance of neoliberalism, that education needs to teach students principles of an entrepreneurial individual and skills to design their lives, we question how the curricular documents propose to cover the markers of differences in this context. Our investigation was based on the curricular documents proposed by the municipality of Pelotas, with the objectives of: a) investigating how the discourses involving Life Project and Entrepreneurial Education relate to the markers of difference; b) problematize how discussions of gender and sexuality are present in the Life Project and Entrepreneurial Education curricular guidelines; c) reflect on how the ways of designing one's life and entrepreneurship correspond to the different realities of students regarding gender, sexuality and other markers of difference. From this discussion, we problematize curricular documents and the ways in which neoliberal discourses co-opt and empty the notions of diversity and difference, avoiding explicit guidelines with regard to gender and sexuality.
Descrição
Palavras-chave
Diferença, Currículo, Projeto de vida, Educação empreendedora, Gênero, Difference, Curriculum, Life project, Entrepreneurial education, Gender
Citação
VIEIRA, Ana Gabriela da Silva; CAETANO, Marcio. Como se projetam vidas diferentes? um olhar para o currículo de Projeto de Vida e Educação Empreendedora no município de Pelotas-RS. Educação: Teoria e Crítica, p. e58[2024]. 2024. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/18645/13160. Acesso em: 2025-07-22
URL