“Tem mais presença em mim o que me falta”: a política para o Novo Ensino Médio e o cotidiano de três escolas públicas da rede estadual da Paraíba
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível epistemológico
Data
2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
ODS 4. Educação de qualidade
Título do Períodico
Educação: Teoria e Crítica
ISSN
1981-8106
Página(s)/e-location
e57[2024]
Idioma(s)
pt
Fonte
Rio Claro, SP
34
68
34
68
Fonte
Coleções
Resumo
Com o intuito de contribuir para as discussões acerca da Política Curricular do “novo” Ensino Médio, objetivamos apresentar reflexões sobre a pesquisa que desenvolvemos a fim de compreender como os praticantespensantes de instituições que ofertam essa etapa de ensino subvertemconstroem seus processos curriculares e criam/recriam/compartilham conhecimentossignificações em instituições da rede estadual da Paraíba, Metodologicamente, operamos com os cotidianos como “espaçotempo de produção/criação/invenção de conhecimentos – e de currículos” (Oliveira; Süssekind, 2017, p, 1) e enredamos, por meio das conversas complicadas (Pinar, 2007; 2016; 2017), os saberes produzidos e desconsiderados pelas políticas curriculares, Destacamos que esses conhecimentos vão muito além das prescrições de conteúdos, são tecidos no âmbito das experiências possíveis, nas atitudes e ações de professores e estudantes que dão existência a um currículo criado no chão da escola, Essas tessituras entre fios (conversas) e nós (políticas curriculares) se convertem em tramas que representam as resistências necessárias, pois transgridem as imposições dos conteúdosdisciplinasgrades (Süssekind, Gomes, Cavalcante, Tkotz, 2023) e possibilitam outros enlaces presentes nas universidades-escolas e que faltam à política para o “novo” Ensino Médio,
In order to contribute to the discussions about the Curricular Policy of the “new” Secondary Education, we aim to present reflections on the research we developed with the aim of understanding how thinkingpractitioners from institutions that offer this stage of teaching subvertconstruct their curricular processes and create/recreate /share knowledge meanings in institutions in the state network of Paraíba. Methodologically, we operate with everyday life as a “spacetime of production/creation/invention of knowledge – and curricula” (Oliveira; Süssekind, 2017, p. 1) and we weave through complicated conversations (Pinar, 2007; 2016; 2017) the knowledge produced and disregarded by curricular policies. We highlight that this knowledge goes far beyond content prescriptions, it is woven into the scope of possible experiences, in the attitudes and actions of teachers and students who give existence to a curriculum created on the school floor. These weaves between threads (conversations) and knots (curriculum policies) become plots, which represent the necessary resistance, as they transgress the impositions of contentdisciplinesgrades (Süssekind, Gomes, Cavalcante, Tkotz, 2023) and enable other links present in universities-schools and which are missing from the policy for the “new” Secondary Education.
In order to contribute to the discussions about the Curricular Policy of the “new” Secondary Education, we aim to present reflections on the research we developed with the aim of understanding how thinkingpractitioners from institutions that offer this stage of teaching subvertconstruct their curricular processes and create/recreate /share knowledge meanings in institutions in the state network of Paraíba. Methodologically, we operate with everyday life as a “spacetime of production/creation/invention of knowledge – and curricula” (Oliveira; Süssekind, 2017, p. 1) and we weave through complicated conversations (Pinar, 2007; 2016; 2017) the knowledge produced and disregarded by curricular policies. We highlight that this knowledge goes far beyond content prescriptions, it is woven into the scope of possible experiences, in the attitudes and actions of teachers and students who give existence to a curriculum created on the school floor. These weaves between threads (conversations) and knots (curriculum policies) become plots, which represent the necessary resistance, as they transgress the impositions of contentdisciplinesgrades (Süssekind, Gomes, Cavalcante, Tkotz, 2023) and enable other links present in universities-schools and which are missing from the policy for the “new” Secondary Education.
Descrição
Palavras-chave
Políticas curriculares, Ensino médio, Cotidianos, Conversas, Curriculum policies, High school, Daily life, Conversations
Citação
RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva; ALVES, Miriam Fábia; SÜSSEKIND, Maria Luiza. “Tem mais presença em mim o que me falta”: a política para o Novo Ensino Médio e o cotidiano de três escolas públicas da rede estadual da Paraíba. Educação: Teoria e Crítica, p. e57[2024]. 2024. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/18644/13159. Acesso em: 2025-07-22