Vozes ressoantes: o currículo vivenciado por mulheres negras cotistas no Ensino Superior

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível epistemológico
Data
2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
ODS 4. Educação de qualidade
Título do Períodico
Educação: Teoria e Crítica
ISSN
1981-8106
Página(s)/e-location
e53[2024]
Idioma(s)
pt
Fonte
Rio Claro, SP
34
68
Fonte
Resumo
As Políticas de Ações Afirmativas (PAAs) têm demonstrado efeitos positivos nas Instituições de Ensino Superior (IES), onde estudantes negros/as constituem a maioria do corpo discente, Não obstante esse efeito positivo, as mulheres negras têm sido afetadas interseccionalmente por violências produzidas ao longo do tempo (Kilomba, 2019), Entendendo as PAAs como política cultural, indagamos sobre a condição configuradora da presença de mulheres negras cotistas no ensino superior, problematizando processos culturais gerados no currículo de dois cursos de graduação, Pedagogia e Direito, em uma universidade pública, O objetivo que atravessa ambas as pesquisas é dar visibilidade a processos de significação de identidades, mais especificamente de mulheres negras cotistas, fazendo ressoar suas vozes a partir do por elas vivenciado, A análise ocorre sob orientação teórico-metodológica do ciclo de políticas (Ball et al,, 1992; Ball et al,, 2016) articulada à teoria de escrevivência de Evaristo (2017) por meio de entrevista semiestruturada com estudantes negras cotistas dos dois cursos, Exercitamos a escrevivência de movimentos subjetivos de insurgência de duas estudantes negras cotistas que se reposicionam enquanto mulheres negras nessa IES com práticas culturais que reverberam coletivamente em ações que significam e ressignificam suas presenças no currículo,

Affirmative Action Policies (AAPs) have shown positive effects in Higher Education Institutions (HEIs), where black students constitute the majority of the student body. Despite this positive effect, black women have been intersectionally affected by violence over time (Kilomba, 2019). Understanding AAPs as a cultural policy, we inquire about the configuring condition of the presence of affirmative action black women students in higher education, problematizing cultural processes generated in the curriculum of two undergraduate courses, Pedagogy and Law, at a public university. The objective that permeates both research studies is to give visibility to processes of signification of identities, more specifically of affirmative action black women quota students, making their voices resonate from the curriculum they experience. The analysis occurs under the theoretical-methodological orientation of the policy cycle (Ball et al., 1992; Ball et al., 2016), articulated with Evaristo's theory of "escrevivência" (2017), through semi-structured interviews with afirmativa action black women students from both courses. We explore the "escrevivência" of subjective movements of insurgency of two affirmative action black women students, who reposition themselves as black women in this HEI, with cultural practices that reverberate collectively in actions that signify and resignify their presence in the curriculum.
Descrição
Palavras-chave
Política de currículo, Políticas afirmativas, Gênero, Ensino superior, Curriculum policy, Affirmative action policies, Gender, Higher education
Citação
OLIVEIRA, Andresa Fernanda Almeida de; OLIVEIRA, Ozerina Victor de. Vozes ressoantes: o currículo vivenciado por mulheres negras cotistas no Ensino Superior. Educação: Teoria e Crítica, p. e53[2024]. 2024. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/18639/13154. Acesso em: 2025-07-22
URL