Oralidade no Currículosilenciamento feminino problematizado na formação docente

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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Revista da FAEEBA
ISSN
2358-0194
Página(s)/e-location
224-242
Idioma(s)
pt, es
Fonte
Salvador
34
77
jan./mar.
Fonte
Resumo
Neste artigo2, trazemos reflexões para contribuir com as práticas de oralidade no currículo escolar, buscando nos alinhar a uma concepção de ensino de gêneros orais num viés problematizador. Para tanto, relacionamos o ensino de oralidade ao fenômeno do silenciamento, retomando os objetivos do ensino de Língua Portuguesa na escola básica, para relacioná-lo às questões de gênero e ao silenciamento feminino. Desse modo, buscamos responder quais são os sentidos dados à fala nas práticas de oralidade da educação básica construídos por ingressantes na universidade. Como percurso metodológicos, realizamos, em 2022, uma sessão reflexiva com alunas do 1º período de Pedagogia de uma universidade pública, gravada e transcrita para análise. Os dados evidenciam que a compreensão das alunas sobre as práticas de oralidade na escola se relaciona ao seu silenciamento e à imposição de normas. Como contribuição, mencionamos práticas curriculares em resistência a essas normas.

Oralidad en el currículo: el silenciamiento femenino problematizado en la formación docenteEn este artículo traemos reflexiones para contribuir a las prácticas orales en el currículo escolar, buscando alinearnos con una concepción de la enseñanza de los géneros orales con un sesgo problematizador. Para ello, relacionamos la enseñanza de la oralidad con el fenómeno del silenciamiento, retomando los objetivos de la enseñanza de la lengua portuguesa en las escuelas básicas, para relacionarla con las cuestiones de género y el silenciamiento femenino. Para ello, buscamos responder cuáles son los significados que se le otorgan al habla en las prácticas orales de educación básica construidas por los ingresantes a la universidad. Como camino metodológico, en 2022 realizamos una sesión reflexiva con estudiantes del 1er período de Pedagogía de una universidad pública, grabada y transcrita para su análisis. Los datos muestran que la comprensión de las prácticas orales en la escuela por parte de los estudiantes está relacionada con su silenciamiento y la imposición de normas. Como aporte, mencionamos las prácticas curriculares en resistencia a estas normas.

In this article, we present reflections to contribute to oral practices in the school curriculum, seeking to align ourselves with a conception of teaching oral genres from a problematizing perspective. To this end, we relate oral teaching to the phenomenon of silencing, revisiting the objectives of teaching Portuguese in elementary school, to relate it to gender issues and female silencing. To this end, we seek to answer what meanings are given to speech in oral practices in elementary education constructed by new university students. As a methodological approach, in 2022, we held a reflective session with first-year Pedagogy students at a public university, which was recorded and transcribed for analysis. The data show that the students’ understanding of oral practices in school is related to their silencing and the imposition of norms. As a contribution, we mention curricular practices in resistance to these norms
Descrição
Palavras-chave
Oralidade, Gênero, Silenciamento, Formação docente, Oralidad, Género, Silencio, Formación docente, Orality, Gender, Silencing, Teacher education
Citação
OLIVEIRA, Danilo Araujo de; MAGALHÃES, Tânia Guedes; GIOVANNETTI, Carolina. Oralidade no Currículosilenciamento feminino problematizado na formação docente. Revista da FAEEBA, p. 224-242. 2025. DOI: https://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n77.p224-242. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/21813/15486. Acesso em: 2025-07-02