Educação Infantil e a Pandemia no Brasiluma análise bibliográfica entre 2020 e 2022

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Revista da FAEEBA
ISSN
2358-0194
Página(s)/e-location
132-145
Idioma(s)
pt
Fonte
Salvador
34
77
jan./mar.
Fonte
Resumo
Esse artigo tem como objetivo analisar a produção bibliográfica produzidaentre 2020 e 2022 acerca da Educação Infantil e Pandemia. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, a partir da leitura de resumos e palavras-chave de 46 artigos científicos, encontrados em duas bases de dados: Google Acadêmicoe SciELO. Os materiais analisados foram organizados em quatro categoriasde análises: 1) Currículo escolar; 2) Cuidar e educar; 3) Políticas Públicas e intersetorialidade; 4) Vulnerabilidade social. A partir das análises realizadas, percebemos que durante a pandemia houve uma preocupação relacionada à garantia dos direitos das crianças e à manutenção de vínculo entre família e escola; destacou-se a necessidade de colaborações intersetoriais entre políticas educacionais, e de assistência social e saúde pública; por fim, a pandemia afetou de forma contundente, populações em situação de vulnerabilidade social.

Este artículo tiene como objetivo analizar la literatura producida entre 2020 y 2022 sobre la Educación Infantil y la Pandemia. Se realizó un estudio cualitativoa partir de la lectura de los resúmenes y palabras clave de 46 artículos científicosencontrados en dos bases de datos: Google Scholar y SciELO. Los materiales analizados se organizaron en cuatro categorías: 1) Currículo escolar; 2) Cuidado y educación; 3) Políticas públicas e intersectorialidad; 4) Vulnerabilidad social. A partir de los análisis realizados, se constató que durante la pandemia hubo preocupación por la garantía de los derechos de los niños y por el mantenimiento del vínculo entre familia y escuela; se destacó la necesidad de colaboración intersectorial entre políticas educativas, de asistencia social y de salud pública; y, finalmente, la pandemia ha afectado fuertemente a poblaciones en situación de vulnerabilidad social.

This paper aims to analyze the bibliographic production made between 2020 and 2022 about Early Childhood Education and Pandemic. A qualitative study was carried out by reading the abstracts and keywords of 46 scientific studies found in two databases: Google Scholar and SciELO. The materials analyzed were organized into four categories: 1) School curriculum; 2) Care and education; 3) Public policies and intersectorality; 4) Social vulnerability. From the analyses conducted, it emerged that during the pandemic there was concern aboud guaranteeing children’s rights and maintaining the link between family and school; the need for intersectoral collaboration between educational, social assistance, and public health policies was highlighted; finally, the pandemic has strongly affected populations in situations of social vulnerability.
Descrição
Palavras-chave
Pandemia, Educação infantil, Direitos das crianças, Políticas públicas., Pandemia, Educación infantil, Derechos del niño, Políticas públicas, Pandemic, Early childhood education, Children’s rights, Public policies
Citação
SILVA, Isabela Dutra Corrêa da; ALBUQUERQUE, Simone Santos de. Educação Infantil e a Pandemia no Brasiluma análise bibliográfica entre 2020 e 2022. Revista da FAEEBA, p. 132-145. 2025. DOI: https://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n77.p132-145. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/21025/15523. Acesso em: 2025-07-02