Evasão escolar, dorgas, criminalidade: os descaminhos na adolescência e suas articulações com questões do sujeito
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2008
ORCID
Título do Períodico
Revista Educação e Cultura Contemporânea
ISSN
2238-1279
Página(s)/e-location
45-59
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
5
10
jan./jun.
5
10
jan./jun.
Resumo
The aim of this study is to reflect on the relationship between the School, the students' deficiencies, the teachers' difficulties and the psychosocial risks of these two groups. School is one of the most important paths for the constitution of citizens in all literate countries and it is the main social institution after the family and its function is to educate all children and adolescents. Even with advances, the school system still does not develop a pedagogical project that retains most of its students. Here, the justifications given by the system about the difficulties of learning and social integration are discussed in order to demystify what, according to common sense, would be neuropsychiatric problems, needs of all kinds and even (in)ability of students to assimilate school contents. What was concluded is that public policies do not always consider the main stakeholders - low-income youth - as subjects in the inclusion process, as well as do not support teachers with regard to mental health, so that they can accept and educate the students who receive. In this scenario, psychosocial rehabilitation becomes a tool, which has been used by Leite, aiming at the reaffiliation of youth and their articulation with the professionals who assist them.
El objetivo de este estudio es reflexionar sobre la relación entre la Escuela, las deficiencias de los estudiantes, las dificultades de los profesores y los riesgos psicosociales de estos dos grupos. La escuela es uno de los caminos más importantes para la constitución ciudadana en todos los países alfabetizados y es la principal institución social después de la familia y su función es educar a todos los niños, niñas y adolescentes. Incluso con los avances, el sistema escolar aún no desarrolla un proyecto pedagógico que retenga a la mayoría de sus alumnos. Aquí se discuten las justificaciones que da el sistema sobre las dificultades de aprendizaje e integración social con el fin de desmitificar lo que, según el sentido común, serían problemas neuropsiquiátricos, necesidades de todo tipo e incluso (in) capacidad de los estudiantes para asimilar contenidos escolares. . Se concluye que las políticas públicas no siempre consideran a los principales actores --los jóvenes de escasos recursos-- como sujetos del proceso de inclusión, así como tampoco apoyan a los docentes en materia de salud mental, para que puedan acoger y educar a los estudiantes que recibir. En este escenario, la rehabilitación psicosocial se convierte en una herramienta, que ha sido utilizada por Leite, apuntando a la reinserción de los jóvenes y su articulación con los profesionales que los atienden.
O objetivo deste estudo é refletir sobre a relação entre a Escola, as deficiências dos alunos, as dificuldades dos professores e os riscos psicossociais desses dois grupos. A Escola é um dos caminhos mais importantes para constituição de cidadãos em todos os países letrados e é a principal instituição social depois da família e sua função é escolarizar todas as crianças e adolescentes. Mesmo apresentando avanços, o sistema escolar ainda não desenvolve um projeto pedagógico que retenha a maior parte de seus alunos. Aqui se discute as justificativas dadas pelo sistema sobre as dificuldades de aprendizagem e integração social para desmistificar o que para o senso comum seriam problemas neuropsiquiátricos, carências de todos os tipos e até (in)capacidade dos alunos de assimilar os conteúdos escolares. O que se concluiu é que as políticas públicas nem sempre consideram os principais interessados – jovens de baixa renda – como sujeitos no processo de inclusão, assim como não dão suporte aos docentes no que se refere à saúde mental, para que possam aceitar e escolarizar os alunos que recebem. Neste cenário, a reabilitação psicossocial torna-se uma ferramenta, que vem sendo utilizada por Leite, visando a reafiliação da juventude e a articulação desta com os profissionais que a atendem.
El objetivo de este estudio es reflexionar sobre la relación entre la Escuela, las deficiencias de los estudiantes, las dificultades de los profesores y los riesgos psicosociales de estos dos grupos. La escuela es uno de los caminos más importantes para la constitución ciudadana en todos los países alfabetizados y es la principal institución social después de la familia y su función es educar a todos los niños, niñas y adolescentes. Incluso con los avances, el sistema escolar aún no desarrolla un proyecto pedagógico que retenga a la mayoría de sus alumnos. Aquí se discuten las justificaciones que da el sistema sobre las dificultades de aprendizaje e integración social con el fin de desmitificar lo que, según el sentido común, serían problemas neuropsiquiátricos, necesidades de todo tipo e incluso (in) capacidad de los estudiantes para asimilar contenidos escolares. . Se concluye que las políticas públicas no siempre consideran a los principales actores --los jóvenes de escasos recursos-- como sujetos del proceso de inclusión, así como tampoco apoyan a los docentes en materia de salud mental, para que puedan acoger y educar a los estudiantes que recibir. En este escenario, la rehabilitación psicosocial se convierte en una herramienta, que ha sido utilizada por Leite, apuntando a la reinserción de los jóvenes y su articulación con los profesionales que los atienden.
O objetivo deste estudo é refletir sobre a relação entre a Escola, as deficiências dos alunos, as dificuldades dos professores e os riscos psicossociais desses dois grupos. A Escola é um dos caminhos mais importantes para constituição de cidadãos em todos os países letrados e é a principal instituição social depois da família e sua função é escolarizar todas as crianças e adolescentes. Mesmo apresentando avanços, o sistema escolar ainda não desenvolve um projeto pedagógico que retenha a maior parte de seus alunos. Aqui se discute as justificativas dadas pelo sistema sobre as dificuldades de aprendizagem e integração social para desmistificar o que para o senso comum seriam problemas neuropsiquiátricos, carências de todos os tipos e até (in)capacidade dos alunos de assimilar os conteúdos escolares. O que se concluiu é que as políticas públicas nem sempre consideram os principais interessados – jovens de baixa renda – como sujeitos no processo de inclusão, assim como não dão suporte aos docentes no que se refere à saúde mental, para que possam aceitar e escolarizar os alunos que recebem. Neste cenário, a reabilitação psicossocial torna-se uma ferramenta, que vem sendo utilizada por Leite, visando a reafiliação da juventude e a articulação desta com os profissionais que a atendem.
Descrição
Palavras-chave
Disaffiliated youth, School evasion, Psychosocial rehabilitation, Adolescencia desafiliada, Abandono escolar, Rehabilitación psicosocial, Adolescência desafiliada, Evasão escolar, Reabilitação psicossocial
Citação
LEITE, Ligia Costa; BOTELHO, Adriana Pedreira; LIMA, Bianca. Evasão escolar, dorgas, criminalidade: os descaminhos na adolescência e suas articulações com questões do sujeito. Revista Educação e Cultura Contemporânea , Rio de Janeiro, v.5, n. 10, p. 45-59, jan./jun. 2008. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/7017. Acesso: 2021-06-25