Resgatando a racionalidade na pesquisa educaional
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível epistemológico
Data
2007
Autores
Título do Períodico
Revista Educação e Cultura Contemporânea
ISSN
2238-1279
Página(s)/e-location
121-143
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
4
8
jul./dez.
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Resumo
This article discusses a philosophical question central to the human scienses and, thefore, to research in education, that is: Is it possible to recue a notion of rational interpretation given the actual lack of confidence, in some visions of contemporary thought, in the western epistemological tradition and its model of rationality? I give an affirmative asnwer to this question, while rejecting metaphusical conceptions of truth and rationality, arguing that the concepts of truth and rationality are essential for scientific research. I defend the possibility of valid, altthough fallibe, knowledge in the human sciences and a conception of rationality that is socially and historically situated. The principal objective of the text is to offer elements for a philosophy of educational inquiri that accepts the "linguistic turn" in philosophy and the human sciences but rejects the sceptism and/or contextualism frequently associated with this turn.
Este trabajo pretende discutir una cuestión filosófica central a las ciencias humanas y, por tanto, a la investigación en educación, a saber: Es posible rescatar una noción de interpretación racional ante la desconfianza actual, de algunas corrientes del pensamiento contemporáneo, en el ¿La tradición epistemológica occidental y su modelo de racionalidad? Doy una respuesta afirmativa a esta pregunta, mientras que estos conceptos son esenciales para el trabajo de investigación científica. Defiendo la posibilidad de un conocimiento válido pero falible en las ciencias humanas, y una concepción de la racionalidad situada sociohistóricamente. El objetivo principal del texto es proporcionar elementos para una filosofía de la investigación educativa que acepta el "cambio lingüístico" en la filosofía y las ciencias humanas, pero rechaza el escepticismo y / o contextualismo que a menudo se asocia con ese cambio.
Este trabalho pretende discutir uma questão filosófica central às ciências humanas e, portanto da pesquisa em educação, a saber: É possível resgatar uma noção de interpretação racional diante da desconfiança atual, de algumas vertentes de pensamento contemporâneo, na tradição epistemológica ocidental e seu modelo de racionalidade? Dou uma resposta afirmativa a esse pergunta, enquanto que esses conceitos são essenciais ao trabalho de pesquisa científica. Defendo a possibilidade de conhecimento válido, mas fálivel, mnas ciências humanas, e uma concepção da racionalidade situada sócio-historicamente. O objetivo principal do texto é o de oferecer elementos para uma filosofia da indagação educacional que aceita a "guinada lingüística" na filosofia e nas ciências humanas, mas rejeita o ceticismo e/ou contextualismo freqüênte associado a essa guinada.
Este trabajo pretende discutir una cuestión filosófica central a las ciencias humanas y, por tanto, a la investigación en educación, a saber: Es posible rescatar una noción de interpretación racional ante la desconfianza actual, de algunas corrientes del pensamiento contemporáneo, en el ¿La tradición epistemológica occidental y su modelo de racionalidad? Doy una respuesta afirmativa a esta pregunta, mientras que estos conceptos son esenciales para el trabajo de investigación científica. Defiendo la posibilidad de un conocimiento válido pero falible en las ciencias humanas, y una concepción de la racionalidad situada sociohistóricamente. El objetivo principal del texto es proporcionar elementos para una filosofía de la investigación educativa que acepta el "cambio lingüístico" en la filosofía y las ciencias humanas, pero rechaza el escepticismo y / o contextualismo que a menudo se asocia con ese cambio.
Este trabalho pretende discutir uma questão filosófica central às ciências humanas e, portanto da pesquisa em educação, a saber: É possível resgatar uma noção de interpretação racional diante da desconfiança atual, de algumas vertentes de pensamento contemporâneo, na tradição epistemológica ocidental e seu modelo de racionalidade? Dou uma resposta afirmativa a esse pergunta, enquanto que esses conceitos são essenciais ao trabalho de pesquisa científica. Defendo a possibilidade de conhecimento válido, mas fálivel, mnas ciências humanas, e uma concepção da racionalidade situada sócio-historicamente. O objetivo principal do texto é o de oferecer elementos para uma filosofia da indagação educacional que aceita a "guinada lingüística" na filosofia e nas ciências humanas, mas rejeita o ceticismo e/ou contextualismo freqüênte associado a essa guinada.
Descrição
Palavras-chave
Human sciences, Rationality, Educational research, Ciências humanas, Racionalidade, Pesquisa educacional, Ciências humanas, Racionalidade, Pesquisa educacional
Citação
BANNELL, Ralph Ings. Resgatando a racionalidade na pesquisa educaional. Revista Educação e Cultura Contemporânea , Rio de Janeiro, v.4, n. 8, p. 121-143, jul./dez. 2007. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/6276. Acesso: 2021-06-25