História e alfabetização: articulações possíveis a partir das contribuições de professores dos anos iniciais
Carregando...
Tipo
Seção temática
Classficação
Nível teórico
Data
2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Horizontes
ISSN
2317-109X
Página(s)/e-location
e023140
Idioma(s)
pt
Fonte
Itatiba
42
1
42
1
Fonte
Coleções
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as concepções docentes sobre a possibilidade de articular o ensino de História e a Alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os procedimentos metodológicos foram: a constituição de um Grupo Colaborativo de Estudos com professores de um município do interior do estado de São Paulo e a realização de entrevistas semiestruturadas. A análise das respostas foi feita a partir do referencial da Pedagogia Histórico-Crítica. Foi identificada uma preocupação dos professores em relação ao planejamento da disciplina de História, por conta do pouco tempo para se trabalhar a disciplina em virtude da preparação dos alunos para avaliações externas. Constatou-se ainda a possibilidade de articular o ensino de História e o processo de Alfabetização, fundamentados pela Pedagogia Histórico-Crítica.
This text aimed to analyze teachers’ conceptions regarding the possibilities of articulation between history teaching and literacy in the early years of elementary school. The methodology procedures were the formation of a collaborative group of studies gathering teachers who worked in the early years of basic education in a city in the state of São Paulo and semi-structured interviews. The answers were analyzed based on the Historical-Critical Pedagogy reference. We observed the teachers’ concern with the planning of the history subject taught to students in the early years of basic education, despite the interference of the time available to teach this subject due to the students’ preparation for external evaluations. Another aspect observed was the existence of possibilities of articulation between history teaching and the literacy process based on the Historical-Critical Pedagogy from the experiences reported and the specialized literature.
This text aimed to analyze teachers’ conceptions regarding the possibilities of articulation between history teaching and literacy in the early years of elementary school. The methodology procedures were the formation of a collaborative group of studies gathering teachers who worked in the early years of basic education in a city in the state of São Paulo and semi-structured interviews. The answers were analyzed based on the Historical-Critical Pedagogy reference. We observed the teachers’ concern with the planning of the history subject taught to students in the early years of basic education, despite the interference of the time available to teach this subject due to the students’ preparation for external evaluations. Another aspect observed was the existence of possibilities of articulation between history teaching and the literacy process based on the Historical-Critical Pedagogy from the experiences reported and the specialized literature.
Descrição
Palavras-chave
Educação básica, Anos iniciais, Ensino de história, Alfabetização, Pedagogia histórico-crítica, Basic education, Early years, History teaching, Literacy, Historical critical pedagogy
Citação
RAMOS, Ligia Aparecida; RUCKSTADTER, Vanessa Campos Mariano; RUCKSTADTER, Vanessa Campos Mariano. História e alfabetização: articulações possíveis a partir das contribuições de professores dos anos iniciais. Horizontes, p. e023140. 2024. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1828. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1828. Acesso em: 2025-06-24