Educación emprendedora como posibilidad de emancipación y reducción de desigualdades

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Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Horizontes
ISSN
2317-109X
Página(s)/e-location
e023119
Idioma(s)
es
Fonte
Itatiba
42
1
Fonte
Coleções
Resumo
Este artigo discute o empreendedorismo como possibilidade de emancipação e redução das desigualdades via educação. É um texto crítico-reflexivo fruto de uma pesquisa bibliográfica analisada em diálogo com o referencial histórico-crítico a respeito do alcance do empreendedorismo em populações vulneráveis e em estados de pobreza. As discussões suscitam cinco pontos: 1. O empreendedorismo social pode contribuir com a articulação de um processo emancipatório; 2. Há perspectivas distintas sobre o empreendedorismo e seu papel de transformação social; 3. Entende-se que o empreendedorismo emancipatório se baseia na oferta de uma educação para a libertação; 4. As organizações financiadoras não acreditam que os setores mais pobres possam pagar os empréstimos e; 5. As Universidades precisam enfatizar à promoção de uma educação empreendedora-emancipatória.

Este artículo debate el emprendimiento como posibilidad de emancipación y reducción de desigualdades a través de la educación. Se trata de un texto crítico-reflexivo fruto de una investigación bibliográfica analizada en diálogo con el marco histórico-crítico sobre el alcance del emprendimiento en poblaciones vulnerables y estados de pobreza. Las discusiones plantean cinco puntos: 1. el emprendimiento social puede contribuir a la articulación de un proceso emancipatorio; 2. existen diferentes perspectivas sobre el emprendimiento y su papel en la transformación social; 3. se entiende que el emprendimiento emancipatorio se basa en ofrecer una educación para la liberación; 4. los organismos financiadores no creen que los sectores más pobres puedan devolver los préstamos y; 5. las universidades deben enfatizar la promoción de una educación emprendedora-emancipadora.
Descrição
Palavras-chave
Educação emancipadora, Teoria histórico- crítica, Desigualdades, Subjetividade, Educación emancipadora, Teoría histórico-crítico, Desigualdades, Subjetividad
Citação
GUTIERREZ SIVIRA, Frank Jose; NOVAES, Daniel. Educación emprendedora como posibilidad de emancipación y reducción de desigualdades. Horizontes, p. e023119. 2024. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1833. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1833. Acesso em: 2025-06-24