A dança na interdisciplinaridade com a literatura e as artes visuais
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2024
Autores
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Horizontes
ISSN
2317-109X
Página(s)/e-location
e023073
Idioma(s)
pt
Fonte
Itatiba
42
1
42
1
Fonte
Coleções
Resumo
O objetivo, neste artigo, foi discutir possibilidades de relação entre dança, literatura e artes visuais, no intuito de apresentar outras viabilidades de práticas de dança na escola para além de repetições de técnicas corporais e coreografias. Foi um estudo de caráter qualitativo, cuja metodologia foi a Pesquisa Educacional Baseada em Artes (PEBA), com aporte teórico em Petit (2009, 2019), Marques (2012) e Vianna (2005). Como resultado, sinaliza-se que práticas interdisciplinares despertam outros olhares e entendimentos para as áreas envolvidas, e que a dança, sendo uma área de conhecimento, pode ser propulsora de experiências sensíveis na escola com mediações culturais adequadas.
The objective, in this paper, was to discuss possibilities of relationship between dance, literature and visual arts, in order to present other viabilities of dance practices at school beyond repetition of body techniques and choreographies. It was a qualitative study, whose methodology was the Arts Based Educational Research (BERA), with theoretical contribution in Petit (2009, 2019), Marques (2012) and Vianna (2005). As a result, it is signaled that interdisciplinary practices awaken other gazes and understandings for the areas involved, and that dance, being an area of knowledge, can be a driver for sensitive experiences in school with adequate cultural mediations.
The objective, in this paper, was to discuss possibilities of relationship between dance, literature and visual arts, in order to present other viabilities of dance practices at school beyond repetition of body techniques and choreographies. It was a qualitative study, whose methodology was the Arts Based Educational Research (BERA), with theoretical contribution in Petit (2009, 2019), Marques (2012) and Vianna (2005). As a result, it is signaled that interdisciplinary practices awaken other gazes and understandings for the areas involved, and that dance, being an area of knowledge, can be a driver for sensitive experiences in school with adequate cultural mediations.
Descrição
Palavras-chave
Dança, Literatura, Artes visuais, Grafia do movimento, Dance, Literature, Visual arts, Movement graph
Citação
STEIL, Isleide. A dança na interdisciplinaridade com a literatura e as artes visuais. Horizontes, p. e023073. 2024. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1509. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1509. Acesso em: 2025-06-24