Das imagéticas nacional-brasileiras e suas versões: identidades e diferenciações nas representações de normalistas em formação superior

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2007
ORCID
Título do Períodico
Revista Educação e Cultura Contemporânea
ISSN
2238-1279
Página(s)/e-location
33-74
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
4
7
jan./jun.
Resumo
Images of Brazil and Brazilians related to its history, society, culture, nature etc. were the main focus of the investigation summarised in this paper, identifying which value systems and / or meanings are of greater or less significance through an analysis of the representations of faculty and / or students. It thus examines the nature of these categorisations (meaning the discursive records) related to the conformations of Brazilian identities and their specific characteristics within the contemporary context, as well as relationships with socio-cultural differentiations. These neatly-aligned interpretative processes which are engendered and composed in the complexity of the range of historical, cultural, ideological and educational dynamics that shape the contexts of broad-ranging societies ? their group face-offs and their identity policies have been clustered together, mainly from the standpoint of assimilation by the agents being researched. The group under analysis consists of 85 male and female university students enrolled in teacher training courses. It thus consists of male / female primary school teachers ? also graduands in Education courses ? and graduands and / or teachers enrolled in Teacher Training courses. Their conceptualisations were collected through focus groups and individual compositions stimulated by the question: If Brazil were a person, how would you describe it? The analytical approach presented in this paper addresses mainly the modes of social representation or signification of teachers with medium-level training, working with basic education and enrolled in the fifth semester of the Teacher Training course offered by a specialised teacher training university college during the first six months of 2001. The analysis thus focuses on this sub-group, consisting of eighteen graduands and /or students in teacher training courses

Imágenes de Brasil y brasileños sobre su historia, sociedad, cultura, naturaleza, etc. fueron el foco privilegiado de la investigación resumida en este artículo. Por lo tanto, se identificó qué sistemas de valores y / o significados asumen mayor o menor protagonismo a partir del análisis de las representaciones de docentes y / o estudiantes. Así, se examinó la naturaleza de las categorizaciones (es decir, de los registros discursivos) referidas a las conformaciones identitarias brasileñas y sus especificidades en el contexto contemporáneo; así como las relaciones con la diferenciación sociocultural. Estos procesos interpretativos escudriñados que se engendran y componen en la complejidad de las dinámicas históricas, culturales, ideológicas, educativas, etc. constitutivas de los contextos de sociedades comprensivas, de sus enfrentamientos grupales, de sus políticas de identidad - fueron, en particular, abordadas desde la perspectiva de asimilaciones de los agentes investigados. El grupo estudiado está formado por 85 estudiantes universitarios matriculados en cursos de formación del profesorado. Es decir, está integrado por docentes de educación básica -también licenciados en Pedagogía- y por licenciados y / o docentes matriculados en cursos de pregrado. Sus concepciones fueron recogidas a través de grupos focales y composiciones individuales estimuladas por la pregunta: si Brasil fuera una persona, ¿cómo lo describiría? Sin embargo, el enfoque analítico que se presenta en este artículo se centra, sobre todo, en los modos de significado o representaciones sociales de los docentes con educación secundaria para trabajar en la escuela primaria y que se matricularon, durante el 1er semestre de 2001, en el 5º período de la Curso de Pedagogía impartido por unidad universitaria especialmente dedicado a la formación del profesorado. Por tanto, el análisis se centrará en este subgrupo compuesto por 18 estudiantes universitarios y / o regulares.

Imagens de o Brasil e os brasileiros concernentes a sua história, sociedade, cultura, natureza, etc. constituíram foco privilegiado da investigação sumariada neste artigo. Identificou-se, para tanto, quais sistemas de valores e/ou de significados assumem maior ou menor proeminência a partir da análise de representações docentes e/ou discentes. Examinou-se, assim, a natureza das categorizações (isto é, dos registros discursivos) referidas às conformações identitárias brasileiras e suas especificidades no contexto contemporâneo; bem como as relações com a diferenciação sociocultural. Esses processos interpretativos esquadrinhados os quais são engendrados e compostos na complexidade de dinâmicas históricas, culturais, ideológicas, educativas, etc. constitutivas dos contextos das sociedades abrangentes, dos seus enfrentamentos grupais, das suas políticas identitárias - foram, em particular, acercados sob a ótica de assimilações dos agentes pesquisados. O grupo estudado é constituído de 85 universitários(as) matriculados em cursos de formação de professores. Ou seja, é composto de professores(as) do ensino fundamental - também graduandos(as) em Pedagogia - e de licenciandos(as) e/ou professores(as) inscritos em cursos de licenciatura. Suas concepções foram recolhidas por meio de grupos focais e composições individuais estimuladas pela questão: Se o Brasil fosse uma pessoa, como o descreveriam? Entretanto, o foco analítico apresentado neste artigo incide, sobretudo, nos modos de significação ou representações sociais de professoras com formação média para atuar no ensino fundamental e que estavam matriculadas, durante 1° semestre de 2001, no 5° período do curso de Pedagogia oferecido por unidade universitária especialmente voltada à formação docente. Logo, a análise deter-se-á neste subgrupo composto de 18 graduandas e/ou normalistas.
Descrição
Palavras-chave
National brazilian imagetics, Identity policies, Teacher training, Imaginería nacional brasileña, Políticas de indemnización, Formación de profesores, Imagéticas nacional-brasileiras, Políticas indenitárias, Formação docente
Citação
MARANHÃO, Helena Ponce. Das imagéticas nacional-brasileiras e suas versões: identidades e diferenciações nas representações de normalistas em formação superior. Revista Educação e Cultura Contemporânea , Rio de Janeiro, v.4, n. 7, p. 33-74, jan./jun. 2007. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/5497. Acesso: 2021-06-25
DOI