Think tanks, neoliberalismo e a privatização da Educação no Brasil
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível epistemológico
Data
2024
Título do Períodico
Retratos da Escola
ISSN
2238-4391
Página(s)/e-location
679-702
Idioma(s)
pt
Fonte
Brasília, DF
18
41
mai./ago.
18
41
mai./ago.
Fonte
Coleções
Resumo
O propósito deste texto é analisar a atuação no Brasil dos think tanks parceiros da rede de políticas da Atlas Economic Research Foundation (Atlas Network). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, embasado em revisão da literatura, que recorreu igualmente a um levantamento seguido de uma análise documental dos materiais e informações publicadas por tais think tanks em suas páginas oficiais na rede mundial de computadores. Como resultado, averiguou-se que os referidos think tanks apresentam conexões com inúmeros/as protagonistas e têm atuado por meio de diversas estratégias para difundir ideais do neoliberalismo e promover a difusão das ‘soluções privadas’ para a educação pública.
El objetivo de este texto es analizar las operaciones en Brasilde los think tanks aparceros/as de la red de políticas de la Atlas Economic Research Foundation (Atlas Network). Se trata de un estudio cualitativo, basado en una revisión de la literatura, que también utilizó una encuesta seguida de un análisis documental de los materiales e información publicados por dichos think tanks en sus páginas oficiales en la red mundial de computadoras.Como resultado, se encontró que los/as mencionados/as think tanks tienen conexiones con numerosos/as protagonistas y han actuado a través de diferentes estrategias para difundir los ideales del neoliberalismo y promover la difusión de ‘soluciones privadas’ para la educación pública.
The purpose of this text is to analyze the activities of think tanks that are partners of the Atlas Economic Research Foundation policy network in Brazil (Atlas Network). This is a qualitative study, based on a literature review, followed by a documentary analysis of the materials and information published by these think tanks on their official websites. As a result, it was found that these think tanks have connections with many protagonists and have acted through various strategies to spread neoliberal ideals and promote the spread of ‘private solutions’ for public education
El objetivo de este texto es analizar las operaciones en Brasilde los think tanks aparceros/as de la red de políticas de la Atlas Economic Research Foundation (Atlas Network). Se trata de un estudio cualitativo, basado en una revisión de la literatura, que también utilizó una encuesta seguida de un análisis documental de los materiales e información publicados por dichos think tanks en sus páginas oficiales en la red mundial de computadoras.Como resultado, se encontró que los/as mencionados/as think tanks tienen conexiones con numerosos/as protagonistas y han actuado a través de diferentes estrategias para difundir los ideales del neoliberalismo y promover la difusión de ‘soluciones privadas’ para la educación pública.
The purpose of this text is to analyze the activities of think tanks that are partners of the Atlas Economic Research Foundation policy network in Brazil (Atlas Network). This is a qualitative study, based on a literature review, followed by a documentary analysis of the materials and information published by these think tanks on their official websites. As a result, it was found that these think tanks have connections with many protagonists and have acted through various strategies to spread neoliberal ideals and promote the spread of ‘private solutions’ for public education
Descrição
Palavras-chave
Think tanks, Neoliberalismo, Privatização da educação, Think tanks, Neoliberalismo, Privatización de la educación., Think tanks, Neoliberalism, Education privatization
Citação
MOURA, Sergio Andrade de; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Think tanks, neoliberalismo e a privatização da Educação no Brasil. Retratos da Escola, p. 679-702. 2024. https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2004. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/2004. Acesso em: 2025-03-07