Práticas inovadoras na educação infantil: análise a partir de um Estado do Conhecimento

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2024
Título do Períodico
Retratos da Escola
ISSN
2238-4391
Página(s)/e-location
703-722
Idioma(s)
pt
Fonte
Brasília, DF
18
41
mai./ago.
Fonte
Resumo
O artigo tem como objetivo mapear e analisar o que a produção acadêmica e científica tem evidenciado em relação a Inovação Pedagógica na Educação Infantil entre os anos de 2017 e 2022 e que contribuições estas produções têm oportunizado à essa discussão. O embasamento teórico sobre o conceito de inovação na educação foi fundamentado, entre outros autores, nas contribuições de Carbonell (2002). A metodologia do texto foi organizada a partir de um estudo de revisão, do tipo Estado do Conhecimento, realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Portal de Periódicos da CAPES e a Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO). Dos 233 trabalhos encontrados, 19 publicações compõem o corpus de análise do presente artigo distribuídos em cinco categorias. Os resultados apontam a presença de inovações nas práticas pedagógicas, incluindo o uso de tecnologias e recursos digitais, práticas pedagógicas inclusivas e, por fim, inovações na formação inicial de educadores. Conclui-se que, de modo geral, embora não explicitamente mencionada, a Inovação está presente nas práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil.

El artículo mapea y analiza la producción académica y científica sobre Innovación Pedagógica en Educación Infantil, entre 2017 y 2022. La base teórica incluye a Jaume Carbonell, entre otros/as autores/as. La metodología se organizó a partir de un estudio de revisión, del tipo estado del conocimiento, realizado en el Catálogo de Tesis y Disertaciones y en el Portal de Revistas Periódicos de la CAPES y en la Biblioteca Científica Electrónica en Línea – SciELO. De los 233 trabajos encontrados, 19 conforman el corpus de análisis, distribuidos en cinco categorías. Los resultados apuntan a innovaciones en las prácticas pedagógicas, incluido el uso de tecnologías y recursos digi-tales, prácticas pedagógicas inclusivas e innovaciones en la formación inicial de los educadores. Se concluye que, en general, aunque no se mencione explícitamente, la innovación está presente en las prácticas pedagógicas en el contexto de la Educación Infantil.

This article aims to map and analyze the academic and scientific production on Pedagogical Innovation in Early Childhood Education from 2017 to 2022. The theoretical framework is based on Jaume Carbonell, among other authors. The methodology was orga-nized based on a review study, a state of knowledge one, which was carried out using CAPES’ Catalog of Theses and Dissertations and its Periodicals Portal, and the Online Scientific Electronic Library – SciELO. Out of the 233 studies found, 19 of them make up the analysis corpus and were distributed in five categories. The results point to innovations in pedagogical practices, including the use of digital technologies and resources, inclusive pedagogical practices and innovations in the initial training of educators. It is concluded that, in general, although not explicitly mentioned, innovation is present in pedagogical practices in the context of Early Childhood Education
Descrição
Palavras-chave
Inovação na educação infantil, Práticas pedagógicas inovadoras, Estado do conhecimento, Innovación en educación infantil, Prácticas pedagógicas innovadoras, Estado de conocimiento, Inovation in early childhood education, Innovative pedagogical practices, State of knowledge
Citação
SILVA, Nathalia da; SCHNEEBERGER, André Henrique; CERON TREVISOL, Maria Teresa. Práticas inovadoras na educação infantil: análise a partir de um Estado do Conhecimento. Retratos da Escola, p. 703-722. 2024. https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2019. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/2019. Acesso em: 2025-03-07