Eu quis a escola e a escola não me quis: relato de experiência a partir de rodas de conversa sobre gênero
Carregando...
Tipo
Relato
Classficação
Nível técnico
Data
2024
Autores
Título do Períodico
Retratos da Escola
ISSN
2238-4391
Página(s)/e-location
1109-1122
Idioma(s)
pt
Fonte
Brasília, DF
18
42
set./dez.
18
42
set./dez.
Fonte
Coleções
Resumo
Este é um relato de experiência de rodas de conversa sobre questões de gênero realizadas em uma universidade pública do Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense (2023). A pesquisa analisa como o conservadorismo da sociedade brasileira interfere nas escolas quanto às questões de diversidade de gênero; é de natureza qualitativa, baseia-se nas transcrições das atividades, utilizando análise do conteúdo temático após leituras exploratórias do corpus da pesquisa. Seus eixos temáticos são: preconceito, questões de gênero na escola, dificuldades de professores/as e relação família-escola. Segundo docentes, as crianças têm trazido mais precocemente questões de gênero para a sala de aula, o que tem gerado tensões entre famílias e escolas. Em muitos casos, familiares e responsáveis esperam que docentes adotem postura conservadora, da heteronormatividade ou que se abstenham de abordar o tema, fazendo com que alguns/umas professores/as hesitem em fazê-lo por conta de tensões e pressões.
Este es un relato de experiencia de círculos de conversa-ción sobre cuestiones de género realizados en una universidad pública de Río de Janeiro, en la Baixada Fluminense (2023). La investigación analiza cómo el conservadurismo de la sociedad brasileña interfiere en las escuelas en cuestiones de diversidad de género. Esta investigación es de carácter cualitativo, basada en transcripciones de actividades y análisis de contenido temático luego de lecturas exploratorias del corpus de investigación. Sus ejes temáticos son: prejuicios, cuestiones de género en la escuela, dificultades de los/as docentes y relaciones familia-escuela. Según los/as docentes, niños y niñas han llevado las cuestiones de género a las aulas a una edad más temprana, lo que ha generado tensiones entre las familias y las escuelas. En muchos casos, familiares y tutores esperan que los/as docentes adopten una postura conservadora y heteronormativa o se abstengan de abordar el tema. Esas tensiones y presiones hacen que algunos/as docentes duden en abordar el tema de género
This is an experience report of circle discussions on gen-der issues held at a public university in Rio de Janeiro, in Baixada Fluminense (2023). This research analyzes how Brazilian society’s conservatism interferes in schools regarding gender diversity issues; it is qualitative in nature, based on transcripts of activities, using thematic content analysis after exploratory readings of the research corpus. Its thematic axes are: prejudice, gender issues at school, difficulties faced by teachers, and family-school relationships. According to teachers, children have been bringing gender issues into the classroom at an earlier age, which has generated tensions between families and schools. In many cases, family members and guardians expect teachers to adopt a conservative, heteronormative positioning or to refrain from addressing the topic, causing some teachers to hesitate to do so due to tensions and pressure
Este es un relato de experiencia de círculos de conversa-ción sobre cuestiones de género realizados en una universidad pública de Río de Janeiro, en la Baixada Fluminense (2023). La investigación analiza cómo el conservadurismo de la sociedad brasileña interfiere en las escuelas en cuestiones de diversidad de género. Esta investigación es de carácter cualitativo, basada en transcripciones de actividades y análisis de contenido temático luego de lecturas exploratorias del corpus de investigación. Sus ejes temáticos son: prejuicios, cuestiones de género en la escuela, dificultades de los/as docentes y relaciones familia-escuela. Según los/as docentes, niños y niñas han llevado las cuestiones de género a las aulas a una edad más temprana, lo que ha generado tensiones entre las familias y las escuelas. En muchos casos, familiares y tutores esperan que los/as docentes adopten una postura conservadora y heteronormativa o se abstengan de abordar el tema. Esas tensiones y presiones hacen que algunos/as docentes duden en abordar el tema de género
This is an experience report of circle discussions on gen-der issues held at a public university in Rio de Janeiro, in Baixada Fluminense (2023). This research analyzes how Brazilian society’s conservatism interferes in schools regarding gender diversity issues; it is qualitative in nature, based on transcripts of activities, using thematic content analysis after exploratory readings of the research corpus. Its thematic axes are: prejudice, gender issues at school, difficulties faced by teachers, and family-school relationships. According to teachers, children have been bringing gender issues into the classroom at an earlier age, which has generated tensions between families and schools. In many cases, family members and guardians expect teachers to adopt a conservative, heteronormative positioning or to refrain from addressing the topic, causing some teachers to hesitate to do so due to tensions and pressure
Descrição
Palavras-chave
Rodas de conversa, Questões de gênero, Conservadorismo, Círculos de Conversación, Cuestiones de Género, Conservadurismo, Circle Discussions, Gender Issues, Conservatism
Citação
GONZALEZ, Wania. Eu quis a escola e a escola não me quis: relato de experiência a partir de rodas de conversa sobre gênero. Retratos da Escola, p. 1109-1122. 2024. https://doi.org/10.22420/rde.v18i42.2219. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/2219. Acesso em: 2025-03-07