Documento Final da Conae 2024: em foco a tecnologia na mediação do trabalho e da formação docente

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2024
Título do Períodico
Retratos da Escola
ISSN
2238-4391
Página(s)/e-location
643-659
Idioma(s)
pt
Fonte
Brasília, DF
18
41
mai./ago.
Fonte
Resumo
Este artigo analisa as propostas do Documento Final da Conae 2024 para a tecnologia na mediação entre trabalho e formação docente, problematizando o projeto de formação na perspectiva da práxis, especialmente em aspectos dos Eixos II e V e das Proposições. É marcante e recorrente o repúdio a formas de desqualificação da educação, transferência das responsabilidades do Estado para a iniciativa privada, ataques aos direitos trabalhistas e previdenciários. Duas questões emergem de nossa análise: a educação popular e democrática pela soberania digital e um projeto de formação docente que favoreça sua autonomia intelectual e o respeito a condições dignas de trabalho. Salientam-se o cuidado com a ideia de inovação restrita a transformação metodológica, curricular ou uso de tecnologias e a necessidade de garantir que as bases do Documento se efetivem no Plano Nacional de Educação – PNE 2024-2034, legitimando uma construção popular, democrática e pautando princípios de uma escola socialmente justa

Este artículo analiza las propuestas del Documento Final de la Conae 2024 para la tecnología en la mediación entre el trabajo y la formación docente, problematizando el proyecto de formación desde la perspectiva de la praxis, especialmente en aspectos de los Ejes II y V y de las Proposiciones. Es sugerente y recurrente el rechazo a formas de descalificación de la educación, transferencia de responsabilidades del Estado al sector privado, ataques a los derechos laborales y de seguridad social. De nuestro análisis emergen dos cuestiones: una edu-cación popular y democrática por la soberanía digital y un proyecto de formación docente que favorezca su autonomía intelectual y el respeto a condiciones laborales dignas. Hay que resaltar el cuidado con la idea de innovación restringida a la transformación metodológica, curricular o al uso de tecnologías y la necesidad de asegurar que las bases del Documento sean implementadas en el Plan Nacional de Educación – PNE 2024-2034, legitimando un modelo popular y democrático y pautando principios rectores de una escuela socialmente justa

This article analyzes the proposals of Conae 2024 Final Document regarding technology in the mediation of work and teacher training, problematizing the training project from the perspective of praxis, especially in aspects of Axes II and V and Propositions. The repudiation of forms of disqualification of education, the transfer of responsibilities from the State to the private sector, and the attacks on labor and social security rights are striking and recurrent. Two issues emerge from our analysis: popular and democratic education through digital sovereignty and a teacher training project that favors their intellectual autonomy and respects decent working conditions. We emphasize the care with the idea of innovation restricted to meth-odological or curricular transformation, or the use of technologies and the need to ensure that the bases of the Document are implemented in the National Education Plan – PNE 2024-2034 –, legitimizing a popular and democratic construction guided by the principles of a socially just school
Descrição
Palavras-chave
Educação e tecnologia, Paradigma da inovação, Políticas educacionais, Educación y tecnología, Paradigma de innovación, Políticas educativas, Education and technology, Innovation paradigm, Educational policies
Citação
PEIXOTO, Joana; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo. Documento Final da Conae 2024: em foco a tecnologia na mediação do trabalho e da formação docente. Retratos da Escola, p. 643-659. 2024. https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2098. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/2098. Acesso em: 2025-03-07