Conservadorismos na Educação Básica

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível técnico
Data
2024
Título do Períodico
Retratos da Escola
ISSN
2238-4391
Página(s)/e-location
807-813
Idioma(s)
pt
Fonte
Brasília, DF
18
42
set./dez.
Fonte
Resumo
O dossiê Conservadorismos na Educação Básica é fruto do desejo de proporcionarmos distintas miradas – teóricas e geográficas – sobre a temática. Com ele, buscamos dar visibilidade às investigações que vêm sendo conduzidas de forma comprometida em distintos contextos com um propósito comum: aprofundar a compreensão desse fenômeno social para que se possam expandir as possibilidades de resistência e interdição dessas investidas. Além disso, a organização deste dossiê se circunscreve às ações de uma série de pesquisas que temos desenvolvido acerca do avanço do conservadorismo na Educação Básica. Especialmente a partir de 2019, o Coletivo Redes (grupo de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional que coordenamos, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul), se debruça sobre o tema e percebe sua complexidade. Entendemos haver muitos fatores necessários para sua compreensão e, em função disso, defendemos uma atuação científica e política que se dê de forma coletiva e complementar. Assim, o dossiê é por nós entendido como um esforço também coletivo, em que, por meio de um conjunto de produções, novas lentes e ferramentas teórico-analíticas possam ser conhecidas e mobilizadas.
Descrição
Palavras-chave
Conservadorismos, Educação básica
Citação
LIMA, Iana Gomes de; DALMASO-JUNQUEIRA, Bruna. Conservadorismos na Educação Básica. Retratos da Escola, p. 807-813. 2024. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/2334. Acesso em: 2025-03-07
DOI