Agenda Antigênero na Educação: análise relacional comparada do Brasil e do Chile

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível epistemológico
Data
2024
Título do Períodico
Retratos da Escola
ISSN
2238-4391
Página(s)/e-location
937-957
Idioma(s)
pt
Fonte
Brasília, DF
18
42
set./dez.
Fonte
Resumo
Neste artigo investigam-se similaridades, particularidades e contradições das agendas antigênero na educação brasileira e na chilena. Para isso, foram utilizados dados teóricos e empíricos construídos em pesquisas em andamento. A partir de sua análise, constataram-se diferentes níveis de institucionalização dessa agenda antigênero, embora seu avanço antidemocrático e excludente tenha ressonância nos dois países, nos quais são construídas alianças contingenciais por diferentes atores/atrizes hegemônicos/as, além da articulação com políticas racistas e anti-migratórias. Nessa análise comparativa, vê-se a importância de refrear discursos e políticas que legitimam tal agenda, como se vê no contexto brasileiro, diferentemente do Chile, que demonstra um arcabouço normativo mais robusto de políticas de gênero e sexualidade, o que protege suas populações e pode prevenir o avanço de políticas excludentes.

Este artículo investiga similitudes, particularidades y contradicciones de las agendas antigénero en la educación brasileña y chilena. Para ello, se utilizaron datos teóricos y empíricos construidos en investigaciones en curso. Desde su análisis se encontraron diferen-tes niveles de institucionalización de la agenda antigénero, aunque su avance antidemocrático y excluyente tiene resonancia en ambos países, en los que se construyen alianzas contingentes por parte de diferentes actores/actrices hegemónicos/as, además de articulación con políticas racistas y antimigratorias. En este análisis comparativo, vemos la importancia de frenar los discursos y políticas que legitiman tal agenda, como se ve en el contexto brasileño, a diferencia de Chile, que demuestra un marco normativo más robusto para las políticas de género y sexualidad, que protege a sus poblaciones y puede prevenir el avance de las políticas excluyentes.

This article investigates the similarities, particularities, and contradictions of anti-gender agendas in Brazilian and Chilean education. On this account, theoretical and empirical data from dif-ferent ongoing research were used. Based on the analysis, different levels of institutionalization of this anti-gender agenda were found, even though its antidemocratic and exclusionary advance resonates in both countries, the contingent alliances are built by different hegemonic actors, in addition to the articulation with racist and anti-migration policies. This comparative analysis shows the importance of restrain-ing discourses and policies that legitimize such an agenda, as seen in the Brazilian context, unlike Chile, which demonstrates a more robust normative framework for gender and sexuality policies, which protects its population and can prevent the advance of exclusionary policies.
Descrição
Palavras-chave
Agenda antigênero, Políticas educacionais, Análise relacional comparada, Brasil, Chile, Agenda antigénero, Políticas educativas, Análisis relacional comparativo, Brasil, Chile, Anti-gender agenda, Educational policies, Comparative relational analysis, Brazil, Chile
Citação
DALMASO-JUNQUEIRA, Bruna; ROJAS, María Teresa; LIMA, Iana Gomes de. Agenda Antigênero na Educação: análise relacional comparada do Brasil e do Chile. Retratos da Escola, p. 937-957. 2024. https://doi.org/10.22420/rde.v18i42.2238. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/2238. Acesso em: 2025-03-07