Alteridade e infância: a brincadeira como modo de (re)existência na Educação Infantil do/no campo

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Tipo
Seção Temática
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
Retratos da Escola
ISSN
2238-4391
Página(s)/e-location
1089-1107
Idioma(s)
pt
Fonte
Brasília, DF
17
39
set./dez.
Fonte
Resumo
Este texto busca refletir sobre estudos e interseções entre a alteridade e a brincadeira da criança na Educação Infantil do campo; objetiva construir argumentos que esclareçam os processos de fortalecimento da identidade das crianças camponesas e suas formas de (re)existir em contextos e modos de vida/sociabilidade no/do campo; discorre sobre processos de subjetivação humana, a partir da dialética objetividade-subjetividade, alteridade e identidade, tratando ainda da brincadeira como dispositivo emancipatório e de liberdade na formação das crianças; por fim, reafirma a importância de considerarmos a criança do campo como ser de luta, num processo que vai se constituindo na relação com sua família camponesa e com a cultura e as pautas de luta do campo. Enquanto ser de luta, há de se atentar para processos como autonomia, protagonismo e participação, fundamentais para que as brincadeiras fortaleçam a alteridade dessas crianças.

Este texto busca reflexionar sobre los estudios y las inter-secciones entre la alteridad y el juego infantil en la Educación Infantil del campo; pretende construir argumentos que esclarezcan los pro-cesos de fortalecimiento de la identidad de la niñez campesina y sus formas de (re)existir en contextos y formas de vida/sociabilidad en/del campo; analiza procesos de subjetivación humana, basados en la dialéctica objetividad-subjetividad, alteridad e identidad, abordando también el juego como dispositivo emancipatorio y de libertad en la formación de niños y niñas. Finalmente, reafirma la importancia de considerar a los/as niños/as campesinos/as como seres de lucha, en un proceso que se constituye en la relación con su familia campesina y con la cultura y agendas de lucha del campo. Como seres de lucha, hay que fijarse en procesos como la autonomía, protagonismo y participación, que son fundamentales para que los juegos fortalezcan la alteridad de estos/as niños/as.

This text aims to reflect on studies and intersections between otherness and children’s play in rural early childhood edu-cation. It also aims to build arguments that clarify the processes of strengthening the identity of peasant children and their ways of (re)existing in contexts and ways of life/sociability in/from the countryside. It discusses processes of human subjectivation based on the objectivity-subjectivity dialectic, otherness and identity, also dealing with playing as an emancipatory and liberating device in the upbringing of children. Finally, it reaffirms the importance of considering the rural child as a fighting human being in a process that is constituted in the relationship with their peasant family and with the culture and struggle agendas of the countryside. As a fighting human being, attention must be paid to processes such as autonomy, protagonism and participation, which are fundamental for the play to strengthen the otherness of these children
Descrição
Palavras-chave
Educação infantil no campo, Brincadeira, Alteridade, (Re)existência|Identidade, Educación infantil en el campo, Juegos, Alteridad, (Re)existencia, Identidad, Rural early childhood education, Play, Otherness, (Re)existence, Identity
Citação
ALMEIDA, Márcia Tereza Fonseca; SIQUEIRA, Romilson Martins. Alteridade e infância: a brincadeira como modo de (re)existência na Educação Infantil do/no campo. Retratos da Escola, p. 1089-1107. 2023. https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1915. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1915. Acesso em: 2025-03-06