Ecce Femina pela cosmopolítica das linhas: tecendo bordados com mulheres e bruxas e grãos e animais nas redes educativas

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
Retratos da Escola
ISSN
2238-4391
Página(s)/e-location
897-918
Idioma(s)
pt
Fonte
Brasília, DF
17
39
set./dez.
Fonte
Resumo
Mobilizamo-nos em um mundo que se encontra sempre em devir. Levar isso a sério é acolher a proposição de que vivemos no constante movimento das linhas e pontilhados, que formam – e também movem, agitam e alvoroçam – pistas e superfícies. O objetivo do presente texto, um ensaio a três mãos, é compreender como podemos conceber a educação por meio da cosmopolítica das linhas. Escolhemos o exemplo de alguns agregados criados pelos movimentos de mulheres, bruxas, animais e grãos, enlaçados de diversos modos nas redes educativas. A metodologia utilizada se inscreve na educação da atenção (INGOLD, 2020; MASSCHELEIN, 2008), que se relaciona com as pesquisas dos cotidianos (ALVES, ANDRADE & CALDAS, 2019), porque nos coloca diante de outros modos de acessar e experimentar os espaçostempos das pesquisas. Assim, seguir as linhas facilita compreender e experimentar as potências dos variados encontros nas intensidades das diversas linhas emaranhadas que nos ‘formam’ e que ajudamos a transformar.

Nos movilizamos en un mundo que siempre está en pro-ceso de devenir. Tomar esto en serio es aceptar la proposición de que vivimos en el constante movimiento de líneas y puntos, que forman –y también mueven, agitan, y revuelven– huellas y superficies. El objetivo de este texto –un ensayo escrito a tres manos– es comprender cómo podemos concebir la educación a través de la cosmopolítica de las líneas. Nosotros elegimos el ejemplo de algunos agregados creados por los movimientos de mujeres, brujas, animales y granos, vinculados de diferentes maneras en redes educativas. La metodo-logía utilizada se enmarca en la educación de la atención (INGOLD, 2020; MASSCHELEIN, 2008), la cual se relaciona con la investigación cotidiana (ALVES, ANDRADE & CALDAS, 2019), porque nos pone frente a otras formas de acceder y experimentar los espaciostiempos de las investigaciones. Por lo tanto, seguir las líneas hace que sea más fácil comprender y experimentar los poderes de encuentros variados en las intensidades de las diversas líneas enredadas que nos “forman” y que ayudamos a transformar.

We are mobilized in a world that is always in the process of becoming. Taking this seriously is accepting the proposition that we live in the constant movement of lines and dots which form – and also move, agitate and stir – tracks and surfaces. The objective of this text, a three-hand essay, is to understand how we can conceive education through the cosmopolitics of lines. We chose the example of some groups created by the women, witches, animals and grain movements, entangled in different ways in educational networks. The methodology used is part of attention education (INGOLD, 2020; MASSCHELEIN, 2008), which is related to everyday research (ALVES, ANDRADE & CALDAS, 2019) because it puts us in front of other ways of accessing and experiencing space-time of research. Therefore, following the lines makes it easier to understand and experience the power of varied encounters in the intensities of the various tangled lines that ‘form’ us and that we help to transform.
Descrição
Palavras-chave
Mulheres, Cosmopolítica das linhas, Redes educativas, Bordados, Mujeres, Cosmopolítica de las líneas, Redes educativas, Bordados, Women, Cosmopolitics of lines, Educational networks, Embroidery
Citação
TOJA, Noale; CHAGAS, Claudia Regina Pinheiro Ribeiro; RANGEL, Leonardo. Ecce Femina pela cosmopolítica das linhas: tecendo bordados com mulheres e bruxas e grãos e animais nas redes educativas. Retratos da Escola, p. 897-918. 2023. https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1875. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1875. Acesso em: 2025-03-06