Entre o inteligível e o sensível: a potência dos agenciamentos éticos, estéticos e políticos em formação continuada de professores/as

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível epistemológico
Data
2023
Título do Períodico
Retratos da Escola
ISSN
2238-4391
Página(s)/e-location
795-814
Idioma(s)
pt
Fonte
Brasília, DF
17
39
set./dez.
Fonte
Resumo
Este artigo problematiza as políticas meritocráticas que aliançam processos de formação continuada à progressão funcional de professores/as, dissociando-os de uma educação da sensibilidade. Argumenta-se a favor de uma formação baseada na relação entre o inteligível e o sensível – uma educação ampliada, envolvendo dimensões éticas, estéticas, políticas movimentando o pensamento dos/das professores/as, fortalecendo um corpo docente coletivo, inventivo e desnaturalizando processos cristalizados. Metodologicamente, utilizaram-se redes de conversações com os/as envolvidos/as no trabalho docente em uma escola de educação infantil em região periférica, durante um semestre. Os resultados indicaram a constituição de novos territórios de sentidos como abertura para outros modos de existência nos cotidianos escolares. Conclui-se que processos de formação continuada não podem ser reduzidos à transmissão de informações, pois são movidos por problematizações dos cotidianos escolares que dão sentido à própria formação.

Este artículo problematiza las políticas meritocráticas que combinan procesos de formación continua con la progresión fun-cional de los/as docentes, desvinculándolos/as de una educación de la sensibilidad. Se argumenta a favor de una formación basada en la relación entre lo inteligible y lo sensible: una educación ampliada, que involucre dimensiones éticas, estéticas y políticas y moviendo el pensamiento docente, fortalecer un profesorado colectivo e inventivo y desnaturalizar los procesos cristalizados. Metodológicamente se utilizaron redes de conversación con actores de la labor docente en una escuela de educación infantil de una región periférica, durante un semestre. Los resultados indicaron la constitución de nuevos terri-torios de significado como apertura a otros modos de existencia en el cotidiano escolar. Se concluye que los procesos de educación continua no pueden reducirse a la transmisión de información, ya que están impulsados por problematizaciones del cotidiano escolar que dan sentido a la formación misma.

This article problematizes meritocratic policies that com-bine continuing education processes with the functional progression of teachers, dissociating them from sensible education. This research is in favor of training based on the relationship between the intelligible and the sensible – an expanded education, involving ethical, aesthetic and political dimensions which challenge the thoughts of teachers, strengthen a collective, inventive teaching staff and denaturalizes crystallized processes. Methodologically, conversation networks were used with those involved in teaching work at an early childhood edu-cation school in a peripheral region during one semester. The results indicated the constitution of new territories of meaning as an opening to other modes of existence in school daily life. It is concluded that continuing education processes cannot be reduced to the transmission of information as they are driven by problematizations of everyday school life that give meaning to the training itself.
Descrição
Palavras-chave
Formação continuada, Políticas de meritocracia, Educação da sensibilidade, Coletividade, Formación continua, Políticas de meritocracia, Educa-ción de la sensibilidad, Colectividad, Continuing education, Meritocracy policies, Sensible education, Collectivity
Citação
WERNECK , Hociene Nobre Pereira; MELO, Carlos Pereira de; CARVALHO, Janete Magalhães. Entre o inteligível e o sensível: a potência dos agenciamentos éticos, estéticos e políticos em formação continuada de professores/as. Retratos da Escola, p. 795-814. 2023. https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1862. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1862. Acesso em: 2025-03-06