Desafios e oportunidades para a formação de funcionários/as da educação básica

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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível epistemológico
Data
2023
Título do Períodico
Retratos da Escola
ISSN
2238-4391
Página(s)/e-location
487-505
Idioma(s)
pt
Fonte
Brasília, DF
17
38
mai./ago.
Fonte
Resumo
O objetivo deste artigo é incentivar o diálogo para o redesenho e a continuidade da implementação da formação de funcionários/as da educação, referenciada na experiência do Profuncionário, entre 2015 e 2021, da Secretaria de Formação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – Setec/MEC. Descreveram-se as situações de implementação do programa, evidenciando os traços institucionais a serem retomados e destacando a construção de materiais didáticos, seu armazenamento, compartilhamento on-line e a possibilidade de atualização permanente; a participação no fomento do Pronatec, a evolução da proposição dos perfis profissionais e o diálogo com a política educacional. A descrição oferece um panorama do processo de gestão, na perspectiva do direito à profissionalização de diferentes educadores/as que possibilitam o funcionamento de cada unidade escolar no país.

El objetivo de este artículo es incentivar el diálogo para el rediseño y la continuidad de la implementación de la formación de los/as empleados/as de la educación, referenciada en la experiencia del Profuncionário, entre 2015 y 2021, de la Secretaría de Formación Profesional y Tecnológica del Ministerio de Educación – Setec/MEC. Se describieron las situaciones de implementación del programa, destacando los rasgos institucionales a retomar y destacando la cons-trucción de materiales didácticos, su almacenamiento, compartir en línea y la posibilidad de actualización permanente; participación en la promoción del Pronatec, la evolución de la propuesta de perfiles profesionales y el diálogo con la política educativa. La descripción ofrece un panorama del proceso de gestión, desde la perspectiva del derecho a la profesionalización de los diferentes educadores que hacen posible el funcionamiento de cada unidad escolar en el país.

The purpose of this article is to foster dialogue for the redesign and continuity of the implementation of training for education employees, referenced in the experience of the Profuncionário Program from 2015 to 2021, at the Secretariat for Professional and Technological Education of the Ministry of Education – Setec/MEC. In this research, different aspects of the program were described: its implementation, highlighting the institutional traits to be resumed, calling attention to the construction of didactic materials, their storage, online sharing and the possibility of permanent updating; the participation in the promotion of Pronatec – the National Program for Access to Techni-cal Education and Employment –; the evolution of the proposition of professional profiles; and the dialogue with educational policy. The description offers an overview of the management process from the perspective of the right to professionalization of different educators who make the functioning of each school unit in the country possible
Descrição
Palavras-chave
Formação profissional, Funcionários/as da educação, Materiais didáticos, Profuncionário, Formación profesional, Empleados/as de educación, Materiales de enseñanza, Profuncionario, Professional training, Education emloyees, Didactic materials, Profuncionário
Citação
LECLERC, Gesuína de Fátima Elias; JOYE, Cassandra Ribeiro; SILVA, Maria das Graças Costa Nery. Desafios e oportunidades para a formação de funcionários/as da educação básica. Retratos da Escola, p. 487-505. 2023. https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1807. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1807. Acesso em: 2025-03-06