BNCC no cotidiano escolar: política educacional e a percepção docente do município de Marialva/PR

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível epistemológico
Data
2023
Título do Períodico
Retratos da Escola
ISSN
2238-4391
Página(s)/e-location
271-291
Idioma(s)
pt
Fonte
Brasília, DF
17
37
jan./abr.
Fonte
Resumo
O estudo analisa as relações entre a política educacional curricular da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e as percepções de professores/as de Educação Física do município de Marialva/PR. A análise ocorreu por meio de pesquisa de campo com 12 professores/as e a coordenadora de Educação Física do município, para a qual utilizamos entrevista semiestruturada, formação e questionário. O método de análise foi o materialismo histórico, buscando apreender a percepção docente das políticas educacionais local e a nacional e suas implicações no contexto educacional. Os/As professores/as expressaram uma aproximação de suas ações com a BNCC, mas o momento formativo desta pesquisa provocou um distanciamento entre o documento e a esfera de atuação política e docente nas escolas do município, tanto na organização dos conteúdos quanto no ensino. Conclui-se que é uma relação conflituosa, pois as determinações da BNCC não expressam a realidade do município, reflexo de um processo de elaboração antidemocrático.

El estudio analiza las relaciones entre la política educa-tiva curricular de la Base Nacional Común Curricular – BNCC y las percepciones de profesores/as de Educación Física del departamento de Marialva/PR. El análisis se realizó a través de una investigación de campo con 12 docentes y el coordinador de Educación Física del departamento, para lo cual se utilizó una entrevista semiestructu-rada, un entrenamiento y un cuestionario. El método de análisis fue el materialismo histórico, buscando aprehender la percepción docente de las políticas educativas locales y nacionales y sus implicaciones en el contexto educativo. Los/as docentes afirmaron actuar acorde a la BNCC, pero el momento formativo de esta investigación provocó un distanciamiento entre el documento y el ámbito de actuación política y docente en las escuelas del departamento, tanto en la organización de los contenidos como en la enseñanza. Se concluye que se trata de una relación conflictiva, ya que las determinaciones de la BNCC no expresan la realidad del departamento, reflejo de un proceso de ela-boración antidemocrático

This study analyzes the relationships between the cur-riculum educational policy of the Brazilian National Common Core Curriculum – BNCC and the perceptions of physical education teach-ers in the municipality of Marialva/PR. The analysis involved field research with 12 teachers and the physical education coordinator of the municipality, for which we used a semi-structured interview, training and a questionnaire. The method of analysis was historical materialism, aiming to understand the teachers’ perception of local and national educational policies and their implications in the educational context. The teachers expressed an approximation of their actions with BNCC, but the formative moment of this research caused a distance between BNCC and the political and teaching sphere in municipal schools, both in the organization of contents and in the teaching practice. It is concluded that this is a conflicting relationship as the determinations of BNCC do not express the reality of the municipality, which reflects an anti-democratic elaboration process.
Descrição
Palavras-chave
BNCC, Políticas práticas cotidianas, Educação física, Currículo, BNCC, Prácticas políticas cotidianas, Educación física, Currículo, BNCC, Regular practical policies, Physical education, Curriculum
Citação
VASCONCELOS, Carolina de Moura; MARTINELI, Telma Adriana Pacifico. BNCC no cotidiano escolar: política educacional e a percepção docente do município de Marialva/PR. Retratos da Escola, p. 271-291. 2023. https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1580. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1580. Acesso em: 2025-03-06