Escola e democracia: militarização das escolas públicas e a desdemocratização na sociedade.

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
Retratos da Escola
ISSN
2238-4391
Página(s)/e-location
25-39
Idioma(s)
pt
Fonte
Brasília, DF
17
37
jan./abr.
Fonte
Resumo
O presente estudo é uma análise crítica do processo contemporâneo antidemocrático e de autoritarismo em escolas públicas brasileiras, transformando-as de civis em militarizadas e seus desdobramentos na democracia, constituindo um processo de desdemocratização, conceito de Charles Tilly (2013). Empreendem-se problematizações a partir de três categorias analíticas: o militarismo e a militarização na educação pública; a inter-relação entre escola e democracia; a desdemocratização. Trata-se de um estudo bibliográfico, com análise crítico-interpretativa desse modelo de militarização de escolas, a partir de produções sobre o tema no campo educacional (Santos, 2020; Mascarenhas, 2020; Goulart, 2022) e sobre a inter-relação entre escola pública e democracia (Saviani, 2008; Teixeira, 1977). A análise crítico-interpretativa desvela elementos que induzem à desdemocratização do ensino público, esvaziando os sentidos de uma educação plural, emancipatória, democrática e comprometida com o desenvolvimento de uma consciência política e crítica.

El presente estudio es un análisis crítico del proceso con-temporáneo antidemocratico y autoritario en las escuelas públicas brasileñas, transformándolas de civiles a militarizadas y sus consecuen-cias en la democracia, constituyendo un proceso de desdemocratización, concepto ideado por Charles Tilly (2013). Se realizan problematizacio-nes desde tres categorías analíticas: el militarismo y la militarización en la educación pública; la interrelación entre escuela y democracia; la desdemocratización. Se trata de un estudio bibliográfico, con un análisis crítico-interpretativo de este modelo de militarización de las escuelas, a partir de producciones sobre el tema en el campo educativo (San-tos, 2020; Mascarenhas, 2020; Goulart, 2022) y sobre la interrelación entre la escuela pública y la democracia (Saviani, 2008; Texeira, 1977). El análisis crítico-interpretativo revela elementos que inducen a la desdemocratización de la enseñanza pública, vaciando los sentidos de una educación plural, emancipadora, democrática y comprometida con el desarrollo de una conciencia política y crític

This study is a critical analysis of the contemporary process of anti-democracy and authoritarianism in Brazilian public schools that involves militarizing schools and its consequences for democracy, constituting a process of de-democratization, a concept by Charles Tilly (2013). Problematizations are made from three analyti-cal categories: militarism and militarization in public education; the interrelation between school and democracy; de-democratization. This is a bibliographical study with a critical-interpretative analysis of this model of militarization of schools. It is based on productions about the subject in the educational context (Santos, 2020; Mascarenhas, 2020; Goulart, 2022) and on the interrelation between public school and democracy (Saviani, 2008; Teixeira, 1977). The critical-interpretative analysis reveals elements that lead to the de-democratization of public education, emptying the senses of a plural, emancipatory, democratic education that is committed to the development of political and criti-cal awareness.
Descrição
Palavras-chave
Escola e democracia, Militarização das escolas públicas, Desdemocratização, Escuela y democracia, Militarización de las escuelas públicas, Desdemocratización, School and democracy, Militarization of public schools, De-democratization
Citação
NUNES MASCARENHAS, Aline; GOULART, Janaina Moreira de Oliveira. Escola e democracia: militarização das escolas públicas e a desdemocratização na sociedade.. Retratos da Escola, p. 25-39. 2023. https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1531. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1531. Acesso em: 2025-03-06