Militarização das escolas públicas no Brasil: desmilitarizar as escolas para salvar a educação pública e a democracia.

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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível técnico
Data
2023
Título do Períodico
Retratos da Escola
ISSN
2238-4391
Página(s)/e-location
13-24
Idioma(s)
pt
Fonte
Brasília, DF
17
37
jan./abr.
Fonte
Resumo
O debate sobre a militarização da educação e das escolas públicas vem sendo feito por diferentes pesquisadoras e pesquisadores, promotoras e promotores de educação dos Ministérios Públicos dos estados, apontando os diferentes desdobramentos na organização da escola e dos processos educativos sob a ótica da pedagogia do quartel. Após serem militarizadas, as escolas passam a funcionar a partir dos princípios da área de segurança, em detrimento dos da área de educação definidos na Constituição Federal – CF de 1988, ratificados pela Lei de Diretrizes e Bases – LDB de 1996 e legislações correlatas. A Retratos da Escola traz a público o dossiê Militarização das escolas públicas no Brasil: tensões e resistências, contendo 11 artigos que exploram as tensões e resistências em vários estados da federação acerca do processo de militarização das escolas públicas.
Descrição
Palavras-chave
Militarização das escolas, Colégio cívico-militar
Citação
SANTOS, Catarina de Almeida; ALVES, Miriam Fábria; MELLO LACÉ, Andréia. Militarização das escolas públicas no Brasil: desmilitarizar as escolas para salvar a educação pública e a democracia.. Retratos da Escola, p. 13-24. 2023. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1787. Acesso em: 2025-03-06
DOI